body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Josué Modesto realiza encontro com gestores da rede estadual do Agreste, Médio e Alto Sertão

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, tem reforçado o diálogo com os gestores escolares da rede estadual, a fim de estreitar as relações e criar uma agenda contínua em torno dos assuntos que pautam a educação básica. Reunindo-se com diretores do Agreste, Médio e Alto Sertão Sergipano, na terça-feira, dia 28, e quarta–feira, dia 29, Modesto falou sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese) e os alunos em situação de risco escolar, ressaltando os avanços e as projeções para o ano de 2021.

Na oportunidade, antes de ouvir os diretores escolares, o gestor estadual ainda detalhou como se darão o Sistema de Avaliação do Estado de Sergipe (Saese) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “A avaliação sergipana acontecerá no período de 18 a 29 de outubro, com todos os alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Já o Saeb ocorrerá no período de 8 de novembro a 10 de dezembro, para alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental, e para a 3ª série do ensino médio, também por meio de um questionário de Língua Portuguesa e Matemática. O 2º ano do ensino fundamental será avaliado de forma amostral, com os testes desses mesmos componentes curriculares, e o 9º do ensino fundamental também passará por avaliação amostral com testes de ciências humanas e ciências da natureza”, disse Josué.

O professor Josué Modesto falou também sobre os alunos em situação de risco escolar, que são aqueles cuja frequência esteja inferior a 75% ou cuja média esteja inferior a 5,0 em qualquer componente curricular. Ele ainda reforçou a questão dos protocolos de higiene e biossegurança das unidades de ensino, dizendo que “enquanto as crianças estiverem na escola, elas estarão em um ambiente seguro”. A reunião contou ainda com a contribuição do superintendente executivo, professor José Ricardo de Santana; do assessor pedagógico da Seduc, professor Cláudio Macêdo; além dos diretores regionais de educação, Daniela Silva Santana (DRE 3), João Luiz Andrade (DRE 5) e Elaine Silva Melo (DRE 7).

A professora Ângela Carla Mendonça Menezes, diretora da Escola Estadual Dep. Francisco Paixão, em Campo do Brito, explica que sua escola sempre dialogou com os pais dos estudantes. “A busca ativa é uma ação muito presente na nossa escola. Sempre tivemos a preocupação de saber a situação das famílias, porque os alunos não estavam acompanhando as aulas. Tudo isso faz parte do nosso trabalho. Infelizmente, as consequências da pandemia na educação estão cada vez mais evidentes, e nesse sentido, com os resultados do Saese, iremos analisar tecnicamente e trabalhar estratégias para avançar nos nossos indicadores e aprendizagem dos nossos alunos”.

Outra gestora escolar que falou sobre estratégias para melhoria dos índices foi a professora Andréia Portella Moura, da Escola Estadual Milton Azevedo, em Aquidabã. Ela detalhou que sua equipe também tem reforçado as ações de busca ativa juntamente com a entrega dos kits escolar e merenda. “Não podemos fechar nossos olhos e nos acomodar diante das dificuldades; temos que encarar de frente e buscar formas para garantir que os alunos permaneçam na escola aprendendo”, disse. Ela ainda comentou a importância dos avanços no tocante aos recursos do Profin, “que por meio da 8ª parcela podemos comprar materiais permanentes”.

Reforço escolar também foi assunto da reunião. O professor Arlington Macário de Lima, diretor da Escola Estadual Professora Eulina Batista, em Nossa Senhora de Lourdes, informou ao secretário que os estagiários contratados para auxiliar professores no reforço da aprendizagem já estão atuando na escola. “Estamos trabalhando nessa perspectiva de recuperar os danos ocorridos nesse período de crise. A mobilização da comunidade em torno dessa pauta é essencial, pois sabemos que esse processo é construído com a contribuição de todos”, concluiu.

Universo Político: