body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Josué Modesto é empossado secretário de Estado da Educação

Na manhã desta quarta-feira, dia 10, o governador Belivaldo Chagas (PSD), ao lado do superintendente executivo da Educação, professor Everton Siqueira, empossou no cargo de secretário de Estado da Educação o professor Josué Modesto dos Passos Subrinho. O novo titular da pasta da Educação exerceu, nos últimos 14 meses, o cargo de secretário de Estado da Fazenda.

Realizada no auditório do Complexo Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Aracaju, a posse do novo secretário estadual de Educação contou a presença do presidente do Poder Legislativo de Sergipe, deputado Luciano Bispo, dos diretores regionais de Educação, autoridades políticas e administrativas do Estado, além dos diretores de departamentos, coordenadores de núcleos e técnicos administrativos responsáveis pela gestão central do órgão, que gere a Política Estadual de Educação.

“Estou tranquilo em empossar Josué Modesto numa pasta que eu reputo como uma das mais importantes do Estado. Trata-se de uma pessoa que conhece bem a área, foi reitor de universidades, tem trânsito livre no meio acadêmico e, tenho certeza, comporá uma equipe com técnicos experientes. Competência e dedicação não lhe faltam e, no que depender do governo do Estado, terá todo apoio possível para que aqui possa desempenhar suas atividades em nome do desenvolvimento de todos que fazem o nosso querido estado de Sergipe”, declarou o governador ao desejar boas-vindas ao secretário ora empossado.

O governador Belivaldo Chagas afirmou também, durante o ato de posse do secretário estadual de Educação Josué Modesto, que pediu ao novo titular da pasta para manter aberto o canal de diálogo com os sindicatos de profissionais da Educação e com os movimentos estudantis, que estiveram representados na solenidade por lideranças da União Sergipana dos Estudantes Secundários (Uses), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Aracaju (Umesa) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

Aos 62 anos, o professor Josué Modesto dos Passos Subrinho assume o cargo de secretário de Estado da Educação com a tarefa de organizar uma equipe para diagnosticar e propor medidas, “para manter uma rota segura e contínua da melhoria da qualidade do ensino ministrado em nossas escolas”, disse, durante seu discurso de posse.

O novo secretário estadual de Educação aproveitou o ato para agradecer publicamente ao governador Belivaldo Chagas pela confiança que lhe foi dada, a qual entende ser uma missão. “Como professor que acumulou 37 anos de experiência na docência e na gestão educacional, não acredito em soluções mágicas. Acredito em ações articuladas, que passam, necessariamente, pelo papel central dos professores e das famílias no processo educacional”, disse o secretário Josué Modesto, ao afirmar que, após “recebida a missão”, a ela dedicará toda sua força.

Gestão executiva

Belivaldo Chagas reconheceu os méritos do trabalho desempenhado pelo professor Jorge Carvalho, que exerceu o cargo de secretário de Estado da Educação até a última sexta-feira (6), quando foi exonerado, a pedido, após três anos e três meses à frente da gestão da Seed.

Antes de finalizar seu discurso, o governador do Estado reafirmou ter total confiança no trabalho do professor Everton Siqueira. “O superintendente executivo da pasta vai continuar desempenhando suas funções, ao lado do novo secretário, junto ao qual formará uma parceria de trabalho. Agradeço ao professor Everton, em meu nome e em nome do ex-governador Jackson Barreto, pois sempre que precisamos pudemos contar com seu trabalho e assim continuaremos a contar com os seus serviços”, frisou Belivaldo.

Diálogo

Após prestigiar a posse do novo secretário de Estado da Educação, a presidente da Uses, Lizandra Dawane, afirmou que o movimento estudantil o qual representa, assim como fez na gestão do professor Jorge Carvalho, continuará buscando, por meio do diálogo, apresentar as reivindicações dos estudantes sergipanos.

O estudante Márcio Ângelo, membro da diretoria nacional da Ubes, disse esperar da nova gestão da Seed a continuidade do diálogo permanente com a comunidade escolar, “sobretudo com os alunos, para que, juntos, possamos construir uma educação pública inclusiva e qualificada”, disse o líder estudantil.

“Quero transmitir às professoras e professores, dirigentes e funcionários administrativos, que recebi recomendações expressas do governador para usar todas as oportunidades de construção de um ambiente de diálogo e respeito característicos dos melhores ambientes educacionais”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, após assinar o termo de posse.

Modesto Subrinho

Natural de Ribeirópolis, o professor Josué Modesto dos Passos Subrinho foi eleito, por duas vezes, vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), instituição na qual exerceu também, por dois mandatos eletivos, o cargo de reitor, em cuja gestão adotou o lema “Expandir para incluir”, primando pelo crescimento, qualidade acadêmica, sustentabilidade e inclusão social.

Josué Modesto é graduado em Ciências Econômicas pela UFS (1977) e possui mestrado (1983) e doutorado em Ciências Econômicas pela Unicamp (1992), na área de História Econômica. É professor associado do Departamento de Economia (DEE/CCSA) e exercia o cargo de reitor ‘Pro tempore’ da Universidade Federal de Integração Latino Americana – Unila, em Foz do Iguaçu.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 10/04/2018 18:15

Universo Político: