body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Jornalistas lançam livro sobre suas experiências durante viagem no período da ditadura militar

Os jornalistas Sérgio Aspahan e Márcio Godinho lançam, no dia 19 de novembro, a partir das 18h30, na Livraria Escariz, no shopping Riomar, o livro “Mochileiros nos anos de chumbo – Diário de viagem de dois estudantes de jornalismo no Brasil da ditadura militar”. Haverá debate com os autores.

O livro, baseado em uma história real, faz uma releitura do diário de uma viagem de quatro meses que os autores, então calouros dos cursos de jornalismo da PUC e UFMG, fizeram ao Norte-Nordeste do Brasil em 1976, divulgando o jornal de esquerda Movimento, um dos raros veículos de oposição à ditadura militar.

Nesta jornada em busca de conhecer a si mesmos e a realidade brasileira, os dois estudantes ajudam a aglutinar, em torno do semanário, os opositores ao regime militar, apoiando o jornal, que vivia sob censura prévia e sofria constante ameaça dos militares.

Em suas aventuras (algumas de alto risco) pelo litoral e pelo sertão, eles descrevem a geografia, a cultura e o modo de vida do povo nordestino, aproveitando os locais e datas para contar, com linguagem coloquial e irreverência, alguns eventos importantes da história brasileira, desde o golpe militar chamado República até o fim da ditadura, em 1985.

Utilizando pesquisas, fotos e reproduções de jornais, os autores mostram os bastidores do golpe militar (apoiado pela maioria da imprensa e pelas classes dominantes) e a resistência do Movimento Estudantil, de setores progressistas da Igreja e da imprensa alternativa.

Outras efemérides são abordadas pelos jornalistas, como a abolição da escravatura, o suicídio de Getúlio Vargas, as suspeitas mortes de Costa e Silva, Castelo Branco, João Goulart, Juscelino Kubitscheck e Tancredo Neves, entre outras.

O livro, publicado pela Duplo Ofício Editora, com patrocínio da Lei Rouanet e da  Caixa, foi lançado no II Festival de História, em Diamantina, no dia 21 de setembro, com debate entre autores e público e em Belo Horizonte, no dia 30 de setembro, com grande presença de público e repercussão na imprensa.  Veja no facebook Mochileiros nos anos de chumbo.