body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Jornalistas assinam convenção coletiva que garante reajuste salarial de 7,1% e plano de saúde

Após três rodadas de negociação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR-SE) assinou a convenção coletiva deste ano com o Sindicato das Empresas de Comunicação de Sergipe, nesta segunda-feira, dia 30 de junho.

As negociações avançaram nas últimas semanas do mês de junho, o que possibilitou o entendimento entre os dois sindicatos. Com a assinatura da Convenção Coletiva 2014/2015, o piso do jornalista foi reajustado para 7,1%, ganho real de quase 1,5% acima da inflação. Com o aumento, o salário do jornalista em Sergipe passa para R$ 1.365,56.

Para o presidente do SINDIJOR, Paulo Sousa, que coordenou todo o processo de negociação, o diálogo foi um dos principais fatores para o fechamento das negociações e a conquista de várias cláusulas sociais.

“Dialogando com a classe empresarial nós conseguimos avançar nas negociações e chegar a um percentual que contemplasse a nossa categoria com ganho real. Tentamos avançar um pouco mais, porém, não foi possível. De qualquer forma, com este reajuste e com cláusulas sociais importantes que conseguimos aprovar este ano, não tenho a menor dúvida que obtivemos conquistas históricas para a nossa categoria”, reconhece.

Edmilson Brito, vice-presidente e secretário geral do SINDIJOR, observa que este ano os jornalistas conseguiram ganho real superior ao ano passado.

“Apesar de um reajuste de 7,1%, é bom lembrarmos que no ano passado, quando a inflação medida pelo INPC foi de 7,16%, conseguimos 8% de reajuste, representando ganho real de 0,84%. Ou seja, menos de 1% de ganho real e nenhuma cláusula social. Portanto, graças ao bom diálogo com a classe patronal, conseguimos avançar este ano. Tenho certeza que com a união cada vez mais dos jornalistas avançaremos muito mais no próximo ano”, salienta.

Além do reajuste de 7,1%, os jornalistas conseguiram aprovar a criação do plano de saúde médico e odontológico, o compromisso de as empresas continuarem contratando apenas jornalistas com nível superior, equipamentos de segurança para os jornalistas que trabalham em coberturas externas, entre outros.

O retroativo salarial será creditado no salário de junho, que pode ser pago até o 5º dia útil de julho, em uma única parcela.

Modificado em 03/07/2014 15:18

joedson: