body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

João é recebido por ACM Neto e conhece política de Saúde da maternidade de Salvador

Por Joedson Telles

Na tarde da última terça-feira 14, o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, o ACM Neto (DEM), recebeu o prefeito João Alves (DEM), a secretária de Saúde, Goretti Reis, e alguns vereadores de Aracaju e explicou a política de saúde implementada naquele município, que poderá ser praticada também em Aracaju. ACM Neto salientou o empenho necessário para aumentar a cobertura dos serviços.

“Antes cobria 25% e passou a ter 13 % de cobertura, é uma regressão que nunca vi antes no serviço público. O que estamos tentando fazer é dar à população mais acesso a saúde e a uma saúde de qualidade, ressaltando que tanto Salvador quanto Aracaju têm muito em comum e é importantíssima essa troca de ideias. Em breve também vou a Aracaju para conhecer mais de perto a administração de João Alves, pelo qual tenho muito apreço”, afirmou ACM Neto.

O prefeito João Alves, por sua vez, afirmou que visitas como a que foi feita a ACM engrandecem a capacidade de ousadia de um gestor público. “Visto que podemos ampliar ainda mais a nossa capacidade de administrar e de levar bons exemplos para o nosso município, pois é para isso que formos eleitos: para gerar o bem comum da sociedade, e dar uma saúde de qualidade aos nossos cidadãos”, disse João.

O prefeito de Aracaju citou uma maternidade municipal de Salvador que é hoje um exemplo positivo gerenciamento por Organização Social (OS). Isso a um custo anual de R$ 65 milhões (246 leitos). Ali, são atendidas mais de 2.400 pessoas, mensalmente. Ou seja,  cerca de 80 atendimentos diários.

“O que mais impressiona é a capacidade de fazer mais, com recursos poucos, garantindo a qualidade e a eficácia. Para se ter uma ideia, o processo licitatório para OS de uma maternidade pública garante a qualidade e quantidade, não é somente o preço, mas a qualidade, e isso gerou uma satisfação na população. De acordo com uma pesquisa de opinião 85% dos pacientes estão satisfeitos com  a administração. E, a auditoria do município gerou um índice 91% de atendimento e satisfação das metas e qualidades cumpridas”, disse  João.

Já a secretária Goretti Reis, salientou que foi possível atestar na visita os investimentos da saúde. “E vê que aqui os contratos de serviços em Aracaju são mais caros, mais onerosos que em Salvador. Isso acaba dando um resultado satisfatório e otimiza mais os recursos então só tenho a agradecer a visão do nosso prefeito que nos oportuniza conhecer mais para aplicarmos melhor nossos recursos”.

Também salientado a maternidade, Vinícius Porto afirmou que a Prefeitura de Salvador não só repassa recursos, mas também cobra metas da empresa, qualidade e eficiência. “Esperamos que, em breve, a população (de Aracaju) possa usufruir de um benefício assim”, disse.

 

Com informações da Prefeitura de Aracaju

Modificado em 15/05/2013 06:52