body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

João Daniel participa de audiência com forrozeiros do Nordeste no Ministério do Turismo

A convite do cantor Adelmário Coelho, o deputado federal João Daniel (PT) participou, na tarde desta quarta-feira, dia 17, no Ministério do Turismo, de audiência com forrozeiros da região Nordeste, o ministro Henrique Alves, parlamentares e outras autoridades. A defesa pela valorização dos artistas populares feita por João Daniel foi a razão para esse convite para participar dos debates sobre a cultura popular nordestina.

Vários artistas do Nordeste participaram da audiência, entre eles, Adelmário Coelho, Genival Lacerda, Santanna, Alcymar Monteiro, além de prefeitos de municípios da região e secretários de Turismo. Na ocasião, os artistas expuseram a situação do atual momento para eles e também foram apresentadas propostas de valorização da tradição e da cultura nordestina com os festejos juninos. Segundo o deputado João Daniel, o Ministério do Turismo, em conjunto com os artistas e parlamentares do Nordeste, está trabalhando um projeto de valorização do forró e do São João, esta que é a maior festa tradicional da região.

“Já existe um projeto para transformar os festejos juninos em uma festa nacional e a questão central dessa audiência foi discutir ações que valorizem esta como a maior festa popular do país, fazendo dela não só uma festa regional, mas nacional e também divulgá-la internacionalmente, trabalhando também a sua importância econômica, pelas várias atividades que gera”, destacou João Daniel. Há em tramitação na Câmara um projeto de lei do deputado Valmir Assunção (PT/BA) que transforma o dia 24 de junho, Dia de São João, em um feriado nacional.

Durante a reunião, informou o deputado, foi sugerido que fosse criado o Mapa do São João e que o forró fosse levado como característica brasileira, através da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), para feiras que o Brasil participe em outros países. João Daniel acrescentou que há a ideia de criar um cadastro nacional dos forrozeiros e que o Ministério possa credenciar, também que haja emendas da bancada do Nordeste e orçamento dos Ministérios para apoiar e incentivar a tradição e cultura das festas juninas e os forrozeiros, aqueles artistas tradicionais, que têm levado a música nordestina de qualidade, sem conotação de discriminação contra as mulheres, mas que valorizam a tradição e cultura da região.

Na sessão da Câmara desta quarta-feira, João Daniel registrou a realização dessa audiência destacou o seu compromisso assumido em defesa da cultura, em especial do São João nordestino. Para ele, essa iniciativa do Ministério do Turismo é fundamental para valorizar a história, a luta, a cultura, a culinária, a religiosidade do povo brasileiro e também para transformar a Região Nordeste e o São João numa festa que traga mais turistas e que ajude na economia e na sua divulgação internacional.

“Assumimos o compromisso e nos colocamos a disposição para buscar apoio da bancada de Sergipe, independente de posição, se situação ou oposição, até porque sabemos que o forró, o São João e a nossa cultura estão acima de qualquer questão partidária. O que precisamos é manter e valorizar essa nossa tradição tão importante na nossa cultura”, afirmou João Daniel.

Por Edjane Oliveira

Foto: Márcio Garcez

Modificado em 17/02/2016 19:02

Universo Político: