body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

João Daniel faz apelo na Câmara em defesa da Petrobras

Por Edjane Oliveira

Durante a sessão remota da Câmara, nesta terça-feira, dia 4, o deputado federal João Daniel (PT/SE) registrou sua preocupação com relação à Petrobras e os ataques que a estatal vem sofrendo com todo processo de desativação, especialmente na região Nordeste. O parlamentar destacou que o que se observa é a política do presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, de cumprir a missão a serviço das corporações internacionais e a desativação da Petrobras no Nordeste.

Na quinta-feira passada, dia 30, João Daniel participou de uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, com a participação de parlamentares do Partido dos Trabalhadores na Câmara e no Senado, além de representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP), quando se debateu a importância da defesa da Petrobras no Nordeste. “Defendemos a continuidade da manutenção dos investimentos na região e continuação como empresa pública, bem como defendemos o monopólio do petróleo e gás. A Petrobras tem uma importância significativa para o Nordeste e todo Brasil e precisamos envolver as bancadas nesta defesa”, disse.

João Daniel ressaltou que esta é uma empresa que tem um papel fundamental na questão estratégica de desenvolvimento regional, pois, para ele, não dá para discutir desenvolvimento do Nordeste sem defender o monopólio do petróleo e gás pela Petrobras e sem uma estratégia nacional. “O estado de Sergipe tem duas economias: a economia antes da Petrobras e a economia depois da Petrobras. Sergipe tem descobertas riquíssimas de petróleo e de gás. Nós não entendemos por que a direção da empresa abandona a Fafen, deixa a produção de fertilizantes, desativa a sua sede e começa a desativar a sua estrutura”, questionou em seu discurso durante a sessão.

Segundo o deputado petista, a bancada do Nordeste precisa debater o verdadeiro tema dos problemas do Brasil. Para ele, não há saída para o Brasil sem empresas fortes. “E a Petrobras representa a mais importante empresa para a economia, para a geração de emprego, para a soberania e o fortalecimento de projetos estruturantes na nossa região”, completou, ao manifestar também sua solidariedade aos petroleiros, em nome da FUP extensivo aos empregados diretos e terceirizados, ameaçados pela política de desestruturação da Petrobras.

Informações

Ainda em sua fala, João Daniel fez um apelo para a votação do requerimento 607/2020, de sua autoria, solicitando informações ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, sobre as atividades de exploração e produção de óleo/gás, na plataforma continental, em Sergipe. As informações solicitadas referem-se às concessões denominadas Farfan, Moita Bonita, Barra, Muriú, Poço Verde e Cumbe, em fase de planos de avaliações de descobertas, todas localizadas em região de lâmina d’água profunda a ultraprofunda. Os resultados promissores nesses novos campos foram anunciados pela própria estatal em webcast com investidores na primeira quinzena do mês de maio, durante apresentação dos resultados de desempenho da empresa no primeiro trimestre deste ano. “Também solicitei à bancada de Sergipe para cobrar do presidente da Petrobras, do ministro de Minas e Energia e do governo federal um compromisso com a estatal, com o Nordeste e com o Estado do Sergipe.

 

Modificado em 04/08/2020 19:18

Universo Político: