body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

João Daniel e lideranças debatem com prefeita melhorias para Malhador

Na manhã desta segunda-feira, dia 29, o deputado federal João Daniel, juntamente com vereadores, secretários, lideranças de Malhador e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e assistência técnica, esteve reunido com a prefeita do município, Elayne Oliveira Araújo, conhecida como Elayne de Dedé. Em pauta, demandas apresentadas pelo Movimento e outros problemas relacionados à cidade de Malhador.

Um dos pontos debatidos com a prefeita foi com relação à região próxima à barragem Jacarecica, que inclui o povoado Palmeira. Embora as comunidades estejam próximas à barragem, não são beneficiadas pela água. “Esta é uma reivindicação da comunidade e é um compromisso nosso lutar para a possibilidade de estudos de projetos de irrigação que beneficiem essa região”, afirmou João Daniel. Inclusive, uma das questões preocupantes levantadas pela prefeita e pelos vereadores foi quanto à situação da barragem Jacarecica e a importância de esta estar sendo administrada por servidores da Cohidro.

Entre os pontos apresentados, durante a reunião, pelas famílias dos Assentamentos Marcelo Déda e Dandara, localizados no município, a solicitação de liberação de máquinas para abrir novas estradas nos dois assentamentos e a implantação de iluminação pública em ambos. Além disso, solicitaram a colocação de ponto de caixa coletora no Marcelo Déda e a implantação da coleta regular.

Durante a reunião, a direção do MST também apelou à prefeita Elayne que seja construído um posto de posto de saúde no Assentamento Marcelo Déda, para que possa atender as duas comunidades. Ao todo, nesses dois assentamentos, vivem 250 famílias, sendo 200 no Marcelo Déda e 50 no Dandara.

 

Abastecimento

Outro problema tratado na reunião com a prefeita Elayne de Dedé foi sobre a água potável para a região da Tabua, que envolve vários assentamentos da reforma agrária, entre eles o Marcelo Déda e o Dandara, além do povoado Penha. “Hoje essas comunidades sofrem com o desabastecimento de água e os problemas decorrentes disso”, observou o deputado.

Visando a melhoria das condições de saúde dessa comunidade, foi solicitado à prefeita também que seja implantado sistema de abastecimento de água tratada nos dois assentamentos e comunidades vizinhas, além da construção de dois poços artesianos nos assentamentos. Por conta de casos de esquistossomose ocorridos nos assentamentos, foi pedido também que seja tomada uma ação emergencial junto à Vigilância Epidemiológica.

“Essas são demandas fundamentais, pois dizem respeito à infraestrutura para esses assentamentos, para que as famílias vivam com o mínimo de condições dignas. E ficamos felizes com a receptividade da prefeita Elayne”, destacou o deputado João Daniel. Os assentados solicitaram ainda a construção de creches e escola de ensino fundamental e que o município possa adquirir, dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), alimentos produzidos nos assentamentos da reforma agrária. A prefeita Elayne foi bastante receptiva a demanda das lideranças e assentados para procurar dar andamento, contando com o apoio do deputado João Daniel. Após a reunião foi tirado um documento que será encaminhado ao governador Jackson Barreto.

Universo Político: