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João confere primeira etapa do BRT

Nesta terça-feira, dia 22, o prefeito João Alves Filho (DEM) conferiu de perto o funcionamento do início da implantação do BRT em Aracaju. Desde o início desta semana, a população tem utilizado os veículos articulados que integram o sistema e já notam os benefícios que as alterações têm proporcionado.  Os veículos já estão utilizando as faixas exclusivas para ônibus. Até o momento, 10 ônibus articulados que estão saindo do Terminal do Bairro Atalaia até o Terminal do Marcos Freire, em Nossa Senhora do Socorro.

“O que estamos fazendo é uma fase de testes para posteriores adaptações. O sistema BRT só funcionará em pleno vapor quando estiverem todas as pistas definidas, sejam elas isoladas ou com canaletas. Esse não é o sistema BRT, pois, ele só vai funcionar quando todos os elementos estiverem funcionando com as estações, os veículos e todo apoio tecnológico nos terminais”, ressaltou o prefeito João Alves.

Os ônibus fazem parte do sistema BRT, este que é um sistema que prevê corredores e canaletas exclusivas para a circulação de ônibus, a adaptação e modernização dos terminais, sinalização adequada com semáforos sincronizados que abrem com a aproximação dos ônibus.

Segundo o superintendente de Transportes e Trânsito, Nelson Felipe, o BRT não é um equipamento, trata-se de um sistema integrado que visa a melhoria do transporte público. “Não se trata apenas de faixa exclusiva. Ele começa com a faixa exclusiva, depois prossegue os outros corredores e aí vêm as canaletas exclusivas – que são áreas segregadas que apenas ônibus podem circular. Ainda teremos as obras nos terminais e nas estações. Tem todo um processo a seguir antes do pleno funcionamento do BRT”, explicou.

O superintendente ressaltou que Aracaju está vivenciando apenas o princípio do sistema. “A obra já começou, o sistema está sendo implantado e, no momento, todos os ônibus estão circulando nas faixas exclusivas e podemos contar com 10 ônibus articulados fazendo o trajeto do terminal de Atalaia até o terminal do Marcos Freire”, completou.

Diante do exposto, o prefeito chamou atenção para advertir que a principal proposta do sistema BRT é tornar o transporte público mais eficiente a ponto de o cidadão abrir mão de utilizar o carro para fazer uso dele. “Nós temos que decidir se o transporte principal é o pessoal de quem tem seu carro ou é um transporte coletivo, onde as pessoas precisam de uma atenção criteriosa. O público sempre será a prioridade. A questão do engarrafamento é o que mais estressa o motorista, mas, ele não é uma questão do BRT e ele sempre houve em Aracaju. Garanto que com essa disciplina nós vamos melhorar muito. Por exemplo, hoje, em Curitiba, a própria classe média anda nos transportes coletivos porque é mais rápido e é de qualidade. A princípio estamos analisando para fazer as adequações antes do BRT ser inaugurado”,  endossou  João Alves.

Foto: Sergio Silva

Modificado em 22/03/2016 18:26

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