body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

João apresenta projeto Cidade Segura ao Ministro da Justiça

João Alves: “nosso objetivo é poder colaborar de forma mais eficiente no programa”

 

O Prefeito João Alves e a Secretaria de Defesa Social, Georlize Teles foram à Brasília apresentar o Projeto Cidade Segura ao Ministro de Justiça, José Eduardo Cardozo, e a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki. O intuito primordial do prefeito é fazer com que o projeto se agregue ao Programa Brasil Mais Seguro, desenvolvido pelo Ministério da Justiça e inserido na capital sergipana.

“O nosso objetivo é poder colaborar de forma mais eficiente no programa do Ministro da Justiça Brasil Mais Seguro. Entendemos que houve sugestões muito proativas e positivas e, tenho certeza, que vamos colher frutos dessa reunião, que já não é a primeira. A receptividade do ministro foi excelente. Saímos daqui com esperanças de que vamos levar segurança e tranquilidade para os aracajuanos, que é o nosso objetivo”, ressaltou João Alves Filho.

Durante a reunião, prefeita e secretária procuraram evidenciar as potencialidades do projeto, cuja a emenda ficou no valor de R$25 milhões. O Cidade Segura prevê a implementação de um sistema de videomonitoramento em toda a Aracaju. A prevenção é um dos alicerces desse novo modelo de segurança pública e na utilização de Sistemas Integrados de Prevenção à violência e a criminalidade, o videomonitoramento tem se mostrado eficiente nesse sentido. Os locais eleitos para instalação das câmeras são aqueles que apresentam elevados índices de violência.

Após um diagnóstico da situação da segurança em Aracaju, que mostrou índices alarmantes, esse projeto foi elaborado com o objetivo de melhorar a segurança municipal pela vigilância preventiva e redução do tempo de resposta, através do acionamento, de forma rápida e eficiente, da Guarda Municipal em caso de crimes contra a pessoa ou patrimônio nas áreas monitoradas, possibilitando ações preventivas e repressivas de segurança pública, a todos os órgãos parceiros integrados. Além disso, o programa objetiva tornar a cidade uma referência em políticas públicas de segurança, tendo a tecnologia como um dos pilares de estruturação da Guarda de Aracaju.

“Queremos mostrar que o projeto será um ganho real na redução da criminalidade e da violência. É importante dizer que todas essas imagens serão compartilhadas e cedidas ao Estado. A prefeitura entende que o auxilio às polícias e a conjugação dos esforços é que oferecerão ao cidadão aracajuano a segurança pretendida”, explicou a secretária de Defesa Social.

O Sistema contemplará principalmente as áreas externas das escolas com altos índices de atendimentos e ocorrências registradas pela Guarda Municipal. Unidades Hospitalares de Pronto Atendimento, bem como orlas, parques, praças, mercados, terminais e as entradas e saídas da cidade, também serão contemplados pelo projeto.

Para isso, a rede de dados para comunicação do Centro de Gerência com as câmeras de videomonitoramento público apreciará 40 quilômetros de fibra ótica e 100 enlaces de rádio. Serão capturadas imagens de 284 câmeras fixas e móveis de 70 localidades. O Centro contará com Centro de Comando e Controle Integrado, contemplando solução de Videowall, Sala de Operações, Sala de Crise, Sala de Coordenadores.

Brasil Mais Seguro

O Brasil Mais Seguro, programa desenvolvido pelo Ministério da Justiça, realiza ações voltadas para o fortalecimento das fronteiras, o enfrentamento às drogas, o combate às organizações criminosas, a melhoria do sistema prisional, a segurança pública para grandes eventos, a criação do Sistema Nacional de Informação em Segurança Pública e a redução da criminalidade violenta.

“O nosso objetivo é podermos colaborar de forma mais eficiente com programa do Ministério da Justiça”, afirmou o prefeito. Georlize explicou que a ida ao ministério foi para tratar da questão da segurança. “Aracaju tem o propósito de auxiliar o governo do Estado na redução da violência e da criminalidade e, para isso, conta com o apoio do Ministério da Justiça”, disse.

Sergipe foi o quarto estado do Brasil a receber esse programa em julho deste ano. Por conta disso, o Estado ganhará reforço para a elucidação de homicídios, com instauração de inquéritos acumulados e maior agilidade no julgamento de processos, e para a realização de exames periciais pendentes, principalmente os de balística, já que a identificação de armas de fogo utilizadas em crimes é uma das maiores demandas de Sergipe.

O prefeito destacou a importância da união entre as três esferas de governo. “É uma integração que só traz benefícios para todos nós”, disse João Alves.

O problema da segurança afeta todo o Estado, mas principalmente a cidade de Aracaju. Sergipe está na 10ª posição no ranking nacional dos estados com maior número de crimes violentos letais intencionais, com um índice de 35,4 homicídios a cada 100 mil habitantes, mas, a capital, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Lagarto e Estância, contribuem com 58% de todos os homicídios. “Aracaju está contribuindo para prejudicar os índices da própria segurança pública estadual. No momento em que a capital tem um índice alto, ela prejudica a estatística. Tudo isso foi apresentado, discutimos, detalhamos e vimos que os nossos objetivos estão coerentes com esse plano extremamente bem concebido pela presidente Dilma Roussef”, completou João Alves.

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão de natureza especial vinculado à Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (SEMDEC) da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), desempenhará um importante papel na realização desse projeto. “A Guarda era boa, mas era na intenção de segurança patrimonial, não atendia a segurança global. Resolvemos aumentar o efetivo para cumprir uma lacuna nas praças, nas escolas e em toda a segurança da nossa capital. Discutimos como fazer e procuramos ficar compatíveis com a visão do Ministro e da Secretária Regina”, explicou João Alves.

 

Atualmente, a GMA conta com um efetivo de 559 guardas.

 

Enviado pela Secom da PMA

Foto: Isaac Amorim/Agência MJ

Modificado em 30/10/2013 20:06