body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

João Alves participa de formatura do Pronatec

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, participou nesta terça-feira, 15, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da solenidade de formatura de mais de 300 alunos dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). e com parceria como o Senac,  o Pronatec integra um conjunto de ações que visa a expansão e a democratização da oferta de cursos gratuitos de educação profissional, de formação inicial e continuada aos moradores da capital inscritos no Cadastro Único.

Os formandos foram qualificados no eixo turismo: hospitalidade e lazer como Agente de Informações Turísticas; Recepcionista de Eventos; Organizador de Eventos; Mensageiro em Meio de Hospedagem; Churrasqueiro; Sommelier; e Salgadeiro, num total de 14 turmas.

De acordo com o prefeito João Alves Filho, o maior fator de desemprego é a falta de capacitação, por isso que é importante e, com o trabalho efetuado na atual gestão, milhares de pessoas já foram qualificadas para o mercado de trabalho.

“Sempre entendi que a capacitação profissional é uma coisa fundamental, pois, temos desemprego no Brasil e boa parte dele é por falta de capacitação. Capacitar jovens abre um leque no mercado de trabalho muito grande e melhora o padrão de vida. Esse é tipo de ação que a Fundat desenvolve na minha gestão como prefeito, pois antes de assumir a gestão se formava 2 mil pessoas e nessa gestão já foram 40 mil em três anos.  Com isso Sergipe se destaca e ontem fomos escolhidos como uma cidade modelo no turismo e isso nos dá muita alegria, pois o turismo e a área que mais gera emprego. Então esses jovens que estão se formando hoje, com certeza, terão mercado de trabalho muito breve.

A presidente da Fundat, Glaucia Guerra, comemora mais uma formatura ressaltando que os recém-formados têm prioridade no quadro de vagas para emprego da Fundação. “Hoje é mais um dia de muita alegria dentro dessa administração de João Alves Filho. Estamos entregando a cidade aracajuana mais de 300 profissionais qualificados para o eixo turismos hospitalidade e lazer, que estão aptos e preparados para ocupar qualquer espaço no mercado de trabalho nessa área do turismo. Estaremos também cadastrando o currículo desses profissionais, pois estamos com vagas abertas na área e nossos alunos têm prioridade para essas vagas de trabalho. A gente agradece a todos os participantes e parabeniza a cada um desses profissionais desejando a eles muito sucesso na carreira escolhida”, comenta Glaucia.

Já o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Walker Carvalho, qualificação é um dos pilares da gestão e no Turismo mostra que o aracajuano se qualifica para receber ai turista. “Mais pessoas formadas na área de Turismo em Aracaju é uma avaliação muito boa e isso representa que se engrandece mais a recepção e condições melhores de receber os turistas. A qualificação é importante em todos os aspectos e ficamos muitos felizes, como hoje, de qualificar mais de 300 pessoas e isso é um passo muito grande e se configura como um dos marcos da atual gestão: qualificação. É uma prova que Aracaju está se qualificando e se preparando para receber ao turismo”, conta Walker.

Para o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado, umas das metas do órgão é que o aluno se qualifique a vá além.  “É um momento muito importante, pois, o que realiza o Senac é ver o aluno concluir o curso e mais ainda quando ele tem acesso ao emprego, a qualificação profissional melhor, uma promoção no trabalho, e a construção do negócio próprio. A gente fica muito feliz com essas entregas de certificado, mas a gente quer muito além disso, pois, queremos que esse certificado transforme a vida da pessoa para melhor. E nossa aposta vai sempre nessa direção: de uma educação continuada, que esse aluno retorne ao Senac, procure a Fundat e reúna suas qualificações, aprimore seus conhecimentos profissionais e cuidem das próprias atitudes”, afirma.

Realização

Formada em salgadeira, Rejane Menezes, comemora a formatura e a superação na vida. “Eu só tenho a agradecer, justamente porque eu pensei que não tinha capacidade para aprender salgado e eu achava que ia ter muita dificuldade. Eu descobri que temos que ter coragem e, por isso, resolvi fazer salgado, pois, quando a gente vai para um empreendimento temos que saber o que vai fazer. Gostei muito e me capacitou tanto no manuseio, quanto no empreendedorismo, que é isso temos que ter em mente. Tanto na Fundat como o Senac me proporcionou muita alegria”, emocionou-se.

Nova mensageira em meios de hospedagem, Erlândia Silva, encara o novo conhecimento como um meio de se conseguir emprego. “Esse certificado representa uma oportunidade. Um sonho que eu tinha de fazer esse curso, mas não tinha condições. A Fundat, junto com o Pronatec proporcionou esse sonho que se realiza. Estou muito feliz, pois eu sei que, a partir de hoje, vai ser melhor em termos de conseguir um emprego, pois está difícil, mas quando está qualificado se torna mais fácil. É motivo de muita honra e felicidade estar com esse certificado em mãos”, conta.

 

Universo Político: