body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

João Alves dialoga com sindicato e assume dívida

Nesta segunda-feira 21, o prefeito João Alves Filho (DEM) assinou um acordo para o pagamento de uma dívida de R$ 6 milhões – originada pelo não pagamento de avanços horizontais nos salários dos servidores. O acordo foi assinado com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracaju (Sepuma), visando o pagamento dos valores divididos em três parcelas, priorizando o diálogo e valorizando mais uma vez o funcionário municipal.

A primeira parcela da diferença salarial será paga no dia 10 de novembro, a segunda 3 de março e a última em julho de 2014. Para o prefeito João Alves Filho, a valorização do servidor é algo imprescindível. “Desde o início da minha gestão, venho tendo excelente relacionamento com os servidores públicos e a determinação é, que na medida do possível, sejam atendidas as reivindicações. Foi assim quando retomamos o diálogo com a criação da Comissão Permanente de Negociação, o pagamento do Piso Salarial dos Professores na integralidade.E, não seria com essa pendência de décadas dos servidores, que não chegaríamos a um acordo”, garantiu João.

A secretária do Governo, Marlene Calumby, disse que o prefeito está resgatando o bom entendimento com o servidor municipal, mostrando o respeito que o dirigente máximo do município tem com os funcionários. “Esta ação, que está sendo acordada, é de décadas atrás oriunda de outros gestores que aqui passaram e que somente no governo de João Alves, mostrando o seu grau de compromisso e de responsabilidade, houve o acordo com o Sepuma. Sinto-me feliz por estar nessa gestão e ter chegado ao bom entendimento”, destacou.

De acordo com o secretário Municipal da Fazenda, Nilson Lima, assim que tomou conhecimento sobre a dívida, o prefeito não mediu esforços para que houvesse o acordo e os servidores não mais fossem prejudicados. “O município tomou conhecimento do possível bloqueio de suas contas por não pagamento da dívida com os servidores. E, mesmo com a situação financeira delicada, a partir do momento que tomamos conhecimento da realidade, buscamos negociar com os servidores a forma mais segura de pagamento. Iniciamos o diálogo há cerca de 40 dias e hoje pudemos concretizar esse acordo”, informou o secretário enfatizando que João Alves solicitou que o sindicato fosse procurado e que houvesse a negociação da forma mais adequada, levando em consideração a capacidade de pagamento do município.

O presidente do Sepuma, Nivaldo Fernandes, elogiou a postura do prefeito João Alves em negociar um acordo com os servidores de uma dívida adquirida em outras gestões. “Essa dívida começou na época em que Deda ainda era prefeito da capital. Depois disso veio Edvaldo Nogueira, que também não realizou o pagamento da dívida. Estamos felizes porque no primeiro ano do governo de João Alves, encontramos um divisor comum e que só tem atendido os anseios dos servidores e da municipalidade”, agradeceu Nivaldo que ainda destacou o esforço conjunto do secretariado para sanar a dívida.

“Temos nesse processo mais de três mil servidores que serão beneficiados, onde foi retirado do seu salário o aumento de 5% quando passavam de uma letra pra outra. Os servidores deixaram de receber esses avanços horizontais. O caminho para resolver todas as questões sempre é o diálogo. Não posso deixar de reconhecer a participação e o empenho da secretária Marlene Calumby, dos secretários Edgar Silveira, Nilson Lima e do Procurador Carlos Pinna Júnior, que foi de fundamental importância para que pudéssemos chegar a esse dia, com um acordo que atende a ambas as partes”

 

Enviado pela Secom da PMA

Foto: Sergio Silva

Modificado em 21/10/2013 19:13