A Euclides Figueiredo foi construída pelo então governador Augusto Franco, que já havia deixado uma área destinada a ampliação da mesma. Porém, com o passar dos anos e a falta de fiscalização, algumas residências foram expandidas e invadiram o espaço que era destinada a Avenida. O atual projeto da Avenida prioriza o ajustamento dos moradores que estão irregulares, sem prejuízos. De acordo com o prefeito João Alves, a população será indenizada e não haverá a necessidade de que saiam de suas casas.
“Conversamos com a população local e chegamos a um acordo. Respeitamos os moradores e por isso queremos uma harmonia, afetando os moradores minimamente. Mas, sobretudo, o trânsito será melhorado, já que o congestionamento na Euclides Figueiredo tem causado transtornos à população”, revelou o prefeito destacando ainda que será a primeira via a ser construída com o corredor para o BRT.
“Fico extremamente satisfeito com esse anúncio. Em agosto iniciaremos mais três Avenidas para o BRT dentro do Sistema Integrado de transporte. Foi preciso muita paciência e diálogo para que esse projeto fosse implementado. Com a conclusão dessas obras, a Euclides Figueiredo ficará integrada a Maranhão e, posteriormente, a Avenida Tancredo Neve. Já estava ansioso para que o BRT fosse iniciado”, finalizou.
A obra custará R$ 12 milhões, para a parte de engenharia, e R$ 2 milhões para as indenizações dos moradores. Além disso, o projeto da avenida será inovador, com baias para que os ônibus parem sem interromper o fluxo e iluminação com lâmpadas led em toda a sua extensão.
O secretário da Infraestrutura, Luiz Durval, a obra tem previsão para ser concluída em 12 meses, devido complexidade da obra. “Trata-se de uma ampliação de uma Avenida já existente e em operação. Não podemos interditar 4,2 km de avenida e simplesmente fazermos um canteiro de obras. Os moradores não ficariam satisfeitos se fizéssemos isso, por isso a obra será realizada em etapas”, explicou.
O superintendente da SMTT, Nelson Felipe, esclareceu que, durante a obra de ampliação da Euclides Figueiredo, serão criadas rotas alternativas. “Trabalharemos no intuito de minimizar o transtorno causado pela obra. As rotas servirão para que, mesmo gastando um pouco mais de tempo, as pessoas possam chegar a seus destinos. Vias paralelas serão utilizadas, usando como exemplo os desvios que foram criados na obra do bairro 13 de Julho”, reforçou.
Enviado pela assessoria/Fotos: Ana Lícia Menezes