body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

João Alves apresenta propostas de governo para a Maçonaria

Eleições 2016 – O prefeito João Alves Filho, candidato à reeleição, esteve na maçonaria para apresentar as propostas que tem para governar Aracaju, caso reeleito. O encontro aconteceu nesta quarta, 28 de setembro, na Loja Capitular Maçônica, no centro da capital. Durante a apresentação os temas saúde, educação, segurança, planejamento e gestão, infraestrutura, esporte e turismo foram abordados.

O candidato fez questão de ressaltar antes da apresentação tudo que fez durante a gestão de crise, pela qual o país inteiro passou, mesmo assim fez questão de ressaltar “fiz muito com pouco, mas fizemos e garantimos o direito dos servidores e dentro do possível avançamos no reajuste do piso de algumas categorias, mas jamais durante a minha gestão deixei de dar reajuste, nem que fosse a recomposição salarial, porque tenho um respeito muito grande pelo servidor público”, afirmou João.

Mas não é somente a questão do funcionalismo público que foi valorizada, muito pelo contrário, “o empenho da nossa gestão foi tanto que  o  Jornal Estadão divulgou que Aracaju está entre as sete melhores no ranking das capitais brasileiras, e no Nordeste a querida Aracaju é a primeira é a primeira capital no ranking de Bem Estar, isso me deixa muito feliz, visto que prova que somos os melhores em mobilidade urbana, condições ambientais, condições habitacionais e serviços urbanos.  Então pra mim, essa é a prova de que nós trabalhamos muito com o pouco que tivemos. Porque todos sabem que eu não tive apoio do governo Federal, por questões antigas desde a defesa do Rio São Francisco até a reforma tributária dos municípios, como já previa. Mas o que me deixa um pouco mais tranquilo é que eu trabalhei para que o povo de Aracaju tivesse um serviço melhor do que o que já tinha, fiz e farei mais”, asseverou João Alves Filho.

Planejamento e Gestão

Dentro dos avanços do servidor público,  João Alves ressaltou a construção do Estatuto do Servidor que permite uma garantia legal aos atuais, antigos e novos servidores. “Porque foi um documento construído com as categorias, dialogando”, enfatizou o palestrante. Além disso, o avanço na qualificação dos servidores foi implantado, principalmente com a Criação da Escola de Governo  que servirá para o aperfeiçoamento dos profissionais públicos, pois “entra e sai prefeito e eles ficam, mas nós somos passageiros e temos que contribuir da melhor forma para essa classe profissional”, ressaltou João.

Educação

Durante a explanação no setor de educação foram destacadas várias ações, entre elas o trabalho dos professores, visto que antes Aracaju tinha o pior Ideb das capitais brasileiras, mas  com o “apoio incondicional da nossa gestão e a dedicação dos professores alcançamos grandes e importantes avanços na educação. O Ideb cresce a cada ano, crianças com seis anos estão saindo de uma escola pública sabendo ler e escrever corretamente, o que antes não víamos. Isso me engrandece muito, porque sou um apaixonado pela educação. Porque qualidade de ensino é algo fundamental para a sociedade”, destacou João Alves, além de ressaltar os inúmeros avanços na gestão escolar como o pacto de gestão, pagamento do Piso Salarial Integral a todos os professores em todos os níveis, 14º salário através do pacto de gestão, melhoria da merenda escolar entre outras ações que fizeram com que a educação de Aracaju crescesse bastante.

Saúde

Na área de saúde a proposta é aumentar as unidades com horário estendido. Atualmente são 10 unidades, mas a intenção é ampliar para 20 unidades que irão atender a população que mais precisa, “porque nem toda família pode estar em horário normal no Posto de saúde. Importante ressaltar que Construímos 4 unidades básica de saúde e reformamos outras quatro. Além disso, a conclusão da maternidade do 17 de Março é um compromisso do qual fui frustrado, por causa das perseguições a prefeitura de Aracaju não recebeu verba para finalizar a maternidade que fica localizada num ponto fundamental que é o bairro 17 de março e que tem inicialmente o projeto de 100 leitos”, asseverou João Alves.

Dentre outras propostas o candidato ressaltou a ampliação do Nestor Piva, transformando-o em hospital de médio e grande porte, com UTI e mais de 100 leitos, reforçou a  Implantação da Central de Cirurgias eletivas, atendendo a 636 pacientes de catarata. Além da criação do programa municipal Pró-Mulher, Pró-Família: Mais saúde e mais vida.

 

Infraestrutura, esporte e segurança

Propostas para a nova gestão é a implantação da Avenida Juscelino Kubitscheck. A Implantação de 12 praças. Construção de duas escolas, sendo uma no bairro Lamarão e outra no Bairro Santa Maria, Além da Conclusão da Arena Multiuso que tem uma área de mais de 15 mil metros quadrados e com capacidade para mais de 2.200 pessoas.  No esporte, a ampliação do projeto Bolsa Atleta, além da captação de mais eventos esportivos para a cidade movimentando a economia. Ampliação do Festival do Caranguejo; do Projeto Orla Pôr do Sol que gera renda e emprego a comunidade local, onde antes só existia parte física. E na Segurança, o candidato ressaltou o efetivo trabalho da Guarda Municipal de Aracaju, os avanços na segurança da capital com o auxílio da GMA que foi devidamente treinada e capacitada. “E hoje muito me orgulha ser reconhecida como referência nacional. Então, vou ampliar o efetivo através de concurso público e mais capacitação. Além da implantação da Central de Vídeo monitoramento”, finalizou João Alves.

Questionamentos

Ao final da apresentação o candidato respondeu as perguntas, sobre IPTU, saneamento entre outras e ouviu atentamente as observações dos maçons. Sobre o IPTU, o candidato garantiu que diante da crise financeira que vive o Brasil, a correção e valorização do imóvel foi feita sim, porque há anos não era feito. Mas em face da situação estagnada da economia brasileira, o IPTU próximo ano não terá reajuste.

O maçon Dr. Jilvan Pinto fez as seguintes observações sobre a história de João Alves Filho, ressaltando que a importância do candidato como gestor ultrapassa esses valores de obras grandiosas que foram feitas. Porque o que  impressiona é a tendência que o candidato tem de se apaixonar por áreas que não dão votos, como a educação e saneamento básico. “Esse investimento todo que o senhor fez em educação não vai lhe dar voto. Assim como, o senhor quando fez o saneamento básico do centro da cidade- e eu não era nascido-, porque aquelas ruas alagavam, o senhor fez e foi chamado de louco, porque aquela obra não lhe daria voto”. Para Jilvan Pinto, João Alves filho tem  características de visionário.

“Eu lamento que nas duas últimas décadas, a política tenha servido para prejudicar o Estado de Sergipe, como um todo, porque antes os políticos se degladeavam aqui, mas quando era para defender o todo, o estado, todos se uniam. Mas essa política mudou, infelizmente prejudicando o Estado. Outra questão é a ausência do sentimento de nacionalismo que falta em muitos políticos. Um exemplo é que eu fiquei muito feliz, porque quando o senhor assumiu a prefeitura o senhor não mudou o nome do Nestor Piva, que foi um radical, com sua devida importância. Mas o senhor não se preocupou com a mudança de nome e sim em oferecer saúde e implantou o ponto eletrônico. Eu vou além, o senhor  além de não retirar o nome do Hospital Nestor Piva, ainda deu o nome do mergulhão de Complexo Viário Marcelo Déda. Então, acredito que não preciso falar mais nada diante desses exemplos de grandiosidade como ser humano” finalizou o maçom.

Enviado pela assessoria

 

Modificado em 30/09/2016 06:47

Universo Político: