body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Jardim Centenário é o primeiro bairro de Aracaju com toda a iluminação feita por LED

O Jardim Centenário é o primeiro bairro da capital sergipana cuja iluminação pública é completamente com luminárias de LED. Mais eficiente e econômica, a nova iluminação, instalada pela Prefeitura de Aracaju, por meio de Parceria Pública Privada (PPP) com o consórcio Conecta Aracaju S/A, tem sido celebrada pela comunidade local, que se sente mais segura.

O processo de modernização do parque de iluminação pública teve início no final de agosto de 2021, e tem como objetivo substituir as mais de 59 mil luminárias da cidade, em um prazo de 18 meses, com um investimento de aproximadamente R$ 80 milhões.

Quando todo o parque estiver modernizado, a expectativa é de que haja uma economia aproximada de 60% para o Município, uma vez que a tecnologia de LED é 80% mais econômica do que as lâmpadas a vapor e 30% do que as fluorescentes.

No Jardim Centenário, todos os 628 postes já receberam as lâmpadas de LED. Vários outros bairros também têm seu processo em estágio avançado, a exemplo de Matapoã (98,57%), Jardins (98,27%), Marivan (97,60%), Areia Branca (97,44%) e Cirurgia (97,33%). No geral, Aracaju está com 91,97% de todo o seu parque de iluminação pública já modernizado.

Para a comerciante Priscila Oliveira, 30 anos, nascida e criada na região, a melhora na visibilidade é expressiva e já impacta positivamente no seu negócio.

“Com certeza essa nova iluminação é importante. Dá para ver que as lâmpadas de LED têm um desempenho muito melhor que as anteriores. Para mim, que tenho um comércio, ajuda bastante, porque, às vezes, as pessoas passam na correria e quanto mais iluminado, visível, melhor”, afirma Priscila.

As lâmpadas de LED proporcionam uma melhor qualidade visual em relação às convencionais, uma vez que são mais nítidas, emitem luz branca, que desperta maior atenção, diferente das lâmpadas de sódio, por exemplo, amareladas, e, além disso, possuem maior raio de iluminação, ou seja, deixam visível uma área maior.

“Esse projeto é de grande importância, até porque eu moro nessa comunidade há 17 anos e a iluminação antiga deixava muito a desejar, com as lâmpadas amareladas que deixavam as ruas muito escuras. No meu caso, que tenho câmeras de segurança na escola, deu para notar uma maior nitidez”, aponta a pedagoga Shirley Michelly.

Por suas características, a modernização do parque de iluminação proporciona vantagens também em relação à segurança pública, uma vez que vias bem iluminadas desencorajam criminosos a cometerem delitos.

O garçom Rafael Thomaz, 19 anos, elogia a durabilidade do LED, já que os problemas de apagão ficaram para trás. “Essa iluminação é ótima porque dá para ver melhor quem passa, o que é muito bom para mim, que muitas vezes chego em casa já de madrugada. Já percebi que essas novas lâmpadas são mais resistentes também, as outras quebravam, algumas ficavam apagadas”, avalia o morador.

Modificado em 06/01/2023 09:39

Universo Político: