body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Jackson participa de inauguração de biblioteca do campus de Lagarto

Na manhã desta segunda-feira, dia 13, o vice-governador Jackson Barreto participou da solenidade de inauguração da biblioteca do Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, em Lagarto. Representando o governador Marcelo Déda, Jackson ressaltou que a expansão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) integra a política de interiorização da educação e do desenvolvimento social do Governo Federal, o qual é seguido pelo Governo de Sergipe.

“É com muita alegria que estou aqui hoje porque também faço parte da história da Universidade Federal como ex-aluno. A educação é o grande instrumento de inclusão social e do desenvolvimento e a universidade tem papel fundamental nessa instrumentalização. Este ato tem relação com a política de desenvolvimento da presidenta Dilma Rousseff: nada capacita melhor o povo do que a educação, uma nova universidade e uma nova biblioteca. Só poderemos entrar na era do desenvolvimento propriamente dito através da educação de qualidade. Essa biblioteca é um pilar dessa capacitação, é a consolidação de um projeto nascido no governo Lula e consolidado na gestão de Dilma com o apoio do Governo de Sergipe”, afirmo Jackson.

Segundo o diretor do novo Campus, Mario Adriano, este prédio é relevante para  mostrar parte da tarefa cumprida. “E também o quanto ainda teremos que trabalhar; ainda temos muito a fazer, mas temos que comemorar cada passo concluído, como a inauguração da biblioteca”, diz.

Orçada em R$ 5 milhões, a biblioteca possui área de 4.200 m² e integra o novo campus da Universidade Federal de Sergipe em Lagarto. O campus foi instalado em março de 2011 e oferece os cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Medicina e Odontologia.

A instalação da UFS no município contou com o apoio do Governo de Sergipe, que doou o terreno para a construção do novo Campus, além de disponibilizar a sede provisória e recursos para a construção de imóveis, obras e serviços de infraestrutura.  O financiamento da obra será custeado pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Educação, através da UFS.

Com a implantação do Campus de Lagarto, Sergipe torna-se o primeiro estado brasileiro a alcançar a meta do Plano Nacional de Educação que é de manter matriculados em instituições de Ensino Superior um mínimode 30% dos jovens entre 18 a 24 anos até 2011. A expansão do ensino superior público no estado pode ser aferida, ainda, pelo número de universitários que ingressaram na UFS entre 2005 e 2011. Em 2005, a instituição somava dez mil discentes. Após o vestibular deste ano, 27 mil alunos circulam pelas didáticas e campi da universidade. Atualmente, a UFS conta com 25.456 alunos matriculados. Desses, 700 estão em Lagarto.

“Bibliotecas são centros significativos de comunicação e de conhecimento. Nossa proposta é construir uma universidade sem muros e sem barreiras, que modifiquem a vida das pessoas. Essa biblioteca inaugurada hoje se torna o marco da expansão da UFS no interior de Sergipe, além de ser a primeira biblioteca voltada para a área de saúde”, afirma o reitor da Instituição, Ângelo Roberto Antoniolli.

O prefeito da cidade, Lila Fraga, também fez questão de agradecer o ato para a expansão de Lagarto. “É um grande prazer participar do início da UFS em Lagarto. Nosso foco é fazer o possível para engrandecer o trabalho da universidade no nosso município”.

Enviada pela Secom do Governo do Estado

Foto: Marcelle Cristinne/ASN

Modificado em 13/05/2013 17:23