body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Jackson Barreto busca solução para a Fazenda Tingui

O governador em exercício Jackson Barreto reuniu-se na terça 17, em Brasília, com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, para buscar uma solução para a desapropriação da Fazenda Tingui, localizada no município de Malhador. Na audiência, Ministro e Governador chegaram a um acordo para resolver rapidamente a titularidade daquela propriedade rural.

Para tanto, o ministro convocou à sede do Ministério o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, e o superintendente regional da autarquia em Sergipe, Leonardo Góes. “Estamos buscando alternativas para solucionar o impasse da Fazenda Tingui, contemplando as famílias e evitando o conflito”, resumiu o governador.

Agricultura familiar

A fazenda, de aproximadamente 1.900 hectares, está ocupada há 17 anos por agricultores sem terra. A localidade ganhou o nome de ‘Acampamento Zumbi dos Palmares’ e abriga 223 famílias, as quais vivem basicamente da agricultura de subsistência.

No último dia 28, a Justiça local determinou prazo de 90 dias para a execução do processo de desocupação. Dado à exiguidade do prazo, Jackson Barreto decidiu buscar, junto ao MDA e ao Incra, parceria para evitar o despejo das famílias e garantir os recursos para a desapropriação da propriedade.

Além de procurar os órgãos federais, Jackson  determinou à Procuradoria Geral do Estado (PGE) que encontrasse alternativas jurídicas para suspender o processo de desocupação até que uma solução seja encontrada. Durante a audiência, o governador foi assessorado pelo secretário de Agricultura, José Macedo Sobral.

 

Enviado pela Secom do Governo do Estado