body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Jackson Barreto apresenta avanços econômicos e sociais aos deputados

Na primeira sessão legislativa do ano, o governador Jackson Barreto apresentou os avanços econômicos e sociais de Sergipe durante o ano de 2014 e apresentou aos parlamentares sergipanos os novos projetos e programas que o governo vai promover ao longo da atual gestão. Jackson também fez uma homenagem especial ao ex-governador Marcelo Déda, falecido em dezembro de 2013, destacando os resultados dos últimos oito anos de administração em que foi estabelecido um novo ciclo de mudanças no estado. A solenidade ocorreu na tarde desta segunda-feira, 23.

De acordo com o governador, o trabalho de dedicação e de responsabilidade social do governo de Sergipe elevou os índices de desenvolvimento do Estado para resultados surpreendentes. “Nossos índices de desenvolvimento melhoraram continuamente: somos o estado nordestino com o maior PIB per capita da região e temos a maior renda média familiar do Nordeste. Nosso Índice de Desenvolvimento Humano chegou ao nível de médio desenvolvimento, e em alguns anos poderemos finalmente alcançar a marca do alto desenvolvimento humano. Nesses oito anos, transformamos Sergipe em um lugar mais desenvolvido e mais igual”, afirmou.

“Aproveito esse momento importante do exercício democrático, momento que demonstra, mais uma vez, do respeito que tem pautado a relação entre os Poderes Executivo e Legislativo, para cumprir o meu dever constitucional de prestar contas do trabalho que desenvolvemos nesses últimos quatro anos. Um trabalho que deu continuidade a um ciclo de mudanças iniciado em 2007 pelo governador Marcelo Déda, e que transformou Sergipe e a vida dos sergipanos como nenhum outro antes dele. É o momento, também, de apresentar alguns dos principais projetos que o Governo pretende realizar, dando às senhoras e senhores uma ideia do trabalho hercúleo que temos pela frente”, destacou.

Em sua mensagem, o governador revelou que, apesar do mundo estar atravessando um período difícil de grave crise, onde os analistas econômicos temem por uma recessão no Brasil, em Sergipe a situação tem sido diferente. “Nosso trabalho é norteado pela ideia de que o desenvolvimento e o bem estar devem chegar a todos os sergipanos. Enquanto o desemprego em todo o mundo crescia a níveis alarmantes, em Sergipe geramos mais de 122 mil empregos entre 2007 e 2014. Nosso setor agropecuário cresceu e se diversificou. Conseguimos atrair centenas de novas indústrias que estão mudando o panorama econômico do estado, criando uma economia cada vez mais pujante, que anda com suas próprias pernas”

“Ao trazermos indústrias para Sergipe, priorizamos sua instalação no interior, transformando a estrutura econômica do estado e distribuindo melhor a produção de riquezas. Sem de descuidar do agronegócio, priorizamos a agricultura familiar”, disse.

 

Enfrentando a crise

Mesmo crescendo acima da média brasileira e se destacando nos índices que medem o desenvolvimento humano e social, o governador reconhece que Sergipe não está isolado. Segundo ele, o peso da crise imposta principalmente por fatores externos, mas também internos como a pressão cada vez maior sobre a Previdência estadual, foi sentido, obrigando o governo a realizar uma reforma administrativa.

“Fui eleito pelo povo sergipano para fazer o melhor por Sergipe. Acredito que temos o dever de continuar fazendo do Estado um instrumento de transformação que beneficie cada vez mais sergipanos. Fizemos uma das mais importantes reformas administrativas da história de Sergipe. Estamos fazendo uma reestruturação radical e necessária: extinguimos secretarias e estamos aumentando a eficiência das existentes. Reduzimos o número de cargos em comissão, mitigando seu impacto na folha salarial. Estamos fundindo empresas que o tempo tornou obsoletas ou redundantes, realocando recursos humanos sem descurar do respeito absoluto aos direitos dos servidores. O resultado dessa reforma será um Estado moderno e ágil”.

Jackson lembrou que o ajuste da máquina é necessário para manter o Estado no limite prudencial. “Sem isso, Sergipe seria impedido de receber recursos federais e internacionais, pondo em risco os investimentos necessários ao seu desenvolvimento econômico e social, interrompendo obras e serviços importantes, prejudicando as pessoas e jogando o Estado em uma grave crise que sempre fomos capazes de evitar”, reforçou.

O presidente da Casa e deputado estadual Luciano Bispo destacou a independência dos Poderes Legislativo e Executivo e destacou a boa relação e parceria entre os poderes em defesa da população. “O governador encontra na Assembleia Legislativa parceiros para beneficiar a população. Garanto celeridade na aprovação dos projetos em que o povo sergipano seja o maior beneficiado. É uma alegria receber o governador Jackson Barreto na abertura dos trabalhos da Assembleia”.

 

Homenagem

“ Esse novo Sergipe é, também, o resultado do sonho de um homem: Marcelo Déda. Foi ele que, em 2006, viu que era possível tornar a experiência renovadora na Prefeitura de Aracaju em um novo projeto de transformação do Estado, para levar justiça social e prosperidade para o povo sergipano. Ao meu amigo, e companheiro de uma incessante luta por Sergipe, deixo aqui mais um agradecimento a Marcelo Déda. Um agradecimento ainda insuficiente por tudo o que ele fez por seu povo”, afirmou emocionado.

 

Planejamento Hídrico

Apesar dos problemas de abastecimento no Sudeste, Jackson Barreto relatou que Sergipe não passa pela mesma situação por força do planejamento hídrico iniciado pelo governador Marcelo Déda. “Em Aracaju, as pessoas não sabem mais o que é conviver com o racionamento de água. Para isso, integramos os sistemas de abastecimento e construímos a Barragem do Rio Poxim, que já está em pleno funcionamento e vai garantir o abastecimento da região metropolitana pelos próximos 20 anos”.

Ele disse que no interior, milhares de famílias que tinham que percorrer grandes distâncias para apanhar água em algum açude ou cacimba, ou esperar a passagem de um carro-pipa, hoje têm água tratada e encanada. “Construímos novas adutoras, ampliamos as já existentes e as integramos, criando um sistema de abastecimento mais sólido e eficiente. Criamos novos sistemas de abastecimento em várias cidades, como Itabaianinha. E embora esse trabalho ainda não tenha terminado, temos também a consciência de que hoje o cenário é muito melhor”.

 

Novos Investimentos

Nesses próximos quatro anos, o governador disse que vai continuar investindo muito em infraestrutura hídrica para garantir que Sergipe jamais venha a passar pelo que São Paulo está passando. Uma dessas obras será o Canal de Xingó. Com mais de 305 quilômetros de extensa, o Canal vai levar água para Canindé de São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo, Porto da Folha, Paulo Afonso e Santa Brígida. O governo já está contratando o projeto técnico da primeira etapa da obra.

“Mais que uma obra gigantesca, o Canal de Xingó será a realização de um sonho dos sertanejos e a concretização da visão de desenvolvimento deste governo. Com o Canal, faremos mais que ampliar a oferta de água para o alto e médio sertão. Estaremos garantindo a continuidade do processo de distribuição do desenvolvimento, fornecendo a infraestrutura necessária para a instalação de novas empresas e indústrias na região”, comemorou o governador .

Jackson Barreto disse ainda que o governo já está construindo três novas adutoras: a do Sertão, a Sertaneja e a Umbaúba-Tomar do Geru. “Como os senhores podem ver, estamos distribuindo as novas obras para garantir não apenas o fornecimento imediato, mas também propiciar a criação de uma rede de abastecimento preparada para os desafios que ainda virão”, informou ao destacar que o investimento em abastecimento foi acompanhado de uma sólida política de saneamento básico e criação de redes de esgotos.

“Agora, estamos concluindo o maior investimento em saneamento da história de Aracaju. Até iniciarmos este trabalho, Aracaju tinha pouco mais de 34% de sua área atendida por rede de esgotos. Deixaremos a cidade com 95% de cobertura, o que fará dela a capital nordestina com maior rede de esgotos, proporcionalmente, e a segunda do país. Tudo isso significa mais saúde e mais conforto para nossa gente. E podemos demonstrar isso em números: nos últimos sete anos, reduzimos em 77% o número de mortes por doenças infecciosas intestinais”, relatou o governador aos deputados estaduais.

 

Crescimento econômico

O governador informou aos parlamentares sergipanos que nos últimos oito anos, o governo atraiu mais de 100 novas empresas através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial. Contando apenas o ano de 2014, foram 54 novas indústrias interessadas em investir em Sergipe, com a perspectiva de gerar mais de três mil novos empregos diretos com carteira assinada, o que significa a garantia dos direitos do trabalhador e o fortalecimento de um ciclo virtuoso da nossa economia.

Chegaram a Sergipe empreendimentos importantes como a instalação, em Estância, da Fábrica de Vidros do Nordeste, do grupo francês Saint Gobain, um investimento de R$ 215 milhões que deve iniciar suas atividades no segundo semestre deste ano e gerar centenas de novos empregos. Junto com ela, virão mais três empresas, uma mineradora, uma recicladora e uma transportadora. Para o governador o estado tem condições de criar um polo industrial de vidro na região sul sergipana.

A instalação de duas novas fábricas de cimento, em Laranjeiras e em Santo Amaro, também vai reforçar o setor minerador do estado. Além disso, foi inaugurado o Centro Empresarial Governador Marcelo Déda, em Tobias Barreto, oferecendo as condições para que o setor têxtil possa prosperar naquela região.

Sergipe também faz parte do seleto mercado automobilístico, com a instalação em tempo recorde da Yazaki, uma das grandes produtoras de componentes automotivos do mundo, abrindo uma nova fronteira produtiva. A empresa gera 1.500 empregos. “Ou seja: não apenas inserimos Sergipe em um novo setor industrial, mas o fazemos com vistas na modernidade, apontando para um futuro sustentável”.

 

Matriz Energética

A matriz energética sergipana foi diversificada com um parque eólico que começa a criar um novo paradigma de geração de energia, mais moderna e limpa, e que coloca o estado na vanguarda da produção de energia. A descoberta de novas reservas de petróleo e gás no litoral aponta para o fortalecimento do setor minerador, tão importante para a economia: os números indicam que a produção desse setor vai ser multiplicada em até quatro vezes. “É um aumento tão impactante que vai exigir, entre outros investimentos, a instalação de uma nova processadora de gás natural em Rosário do Catete, que estamos buscando viabilizar junto ao Governo Federal”, salientou.

Além disso, o governador disse que conseguiu solucionar os últimos entraves para a implantação do Projeto Carnalita em Sergipe, o maior investimento individual privado da história de Sergipe: mais de R$ 4 bilhões em 10 anos. O projeto deverá ser submetido ao Conselho de Administração da Vale ainda no primeiro semestre.

Sergipe foi incluído no Programa de Desenvolvimento Produtivo do Nordeste, o Prodepro, que deverá viabilizar o aporte de recursos financeiros para a implantação de um novo Distrito Industrial, no município de Santo Amaro, além de um polo de centrais de distribuição em Itabaiana e o reforço da infraestrutura do Distrito Industrial de Socorro.

 

Infraestrutura

Para atrair tantos investimentos, o governo está criando uma nova infraestrutura rodoviária, que pela primeira vez interliga de maneira consistente todas as regiões do estado e permite que o progresso chegue mais longe para mais pessoas. Foram realizadas obras importantes como a criação da Rota do Sertão e a Rodovia da Integração, que se tornaram verdadeiras vias expressas de desenvolvimento para o sertão e para o Baixo São Francisco; construção de estradas que modificaram substancialmente a vidas das pessoas, como a Vaca Serrada-Niterói e a Sítios Novos-Santa Rosa. “Recuperamos a Lourival Baptista, abandonada havia mais de 20 anos a despeito de sua importância para a região Centro-Sul; e construímos pontes fundamentais para o nosso crescimento, a Joel Silveira e a Gilberto Amado, que integraram Sergipe ao sul do Nordeste e ampliaram o fluxo turístico e de mercadorias”, destacou.

Ele disse que já deu início à construção da Rota do Agreste, que vai integrar a BR-235, em Itabaiana, com o trecho sul da BR-101, na altura de Itaporanga; já estão em obras novas rodovias ligando Santa Luzia ao Crasto, que vai possibilitar o desenvolvimento do turismo em uma das regiões mais belas do nosso estado, e a nova rodovia ligando Japoatã a Propriá.

“Ainda este ano entregaremos a nova entrada para Aracaju pela avenida Santa Gleide. E vamos construir a SE-100 Norte, rodovia que vai completar o processo de integração do litoral sergipano e ampliar a ligação do nosso estado ao Nordeste. Contando ainda com uma nova ponte sobre o rio São Francisco, podemos apenas imaginar o novo surto de desenvolvimento que a rodovia vai possibilitar em nosso litoral norte”, destacou.

 

Ação Social

O governador fez questão de reforçar mais uma vez que o foco do seu governo são as pessoas e, para tanto, vem promovendo ações não assistencialistas ou momentâneas, mas que ofereça as condições necessárias para que as pessoas possam caminhar com suas próprias pernas.

Jackson Barreto informou aos parlamentares que, com a ajuda do Governo Federal, o Governo de Sergipe conseguiu tirar da pobreza absoluta 116 mil famílias. “Fizemos isso oferecendo serviços, benefícios e qualificação a pessoas que sempre foram ignoradas pelo Estado. Quando, daqui a quatro anos, eu tiver saído do Governo, quero apenas a certeza de saber que dei o melhor de mim por meu estado. Mas também quero ter o orgulho de saber que ajudei a garantir, para essas famílias, o exercício da cidadania e o acesso à dignidade. Não poderia desejar mais que isso”.

Ele disse que vai lutar pela realização de um desenvolvimento equilibrado territorialmente, levando progresso e oportunidades para a população de todo o Estado, mas dedicando atenção especial aos municípios do Baixo São Francisco que apresentam indicadores abaixo da média do Estado em várias dimensões do desenvolvimento econômico e social.

O chefe do Executivo reafirmou que irá construir novas escolas profissionalizantes em Umbaúba, Indiaroba, Nossa Senhora do Socorro e Nossa Senhora das Dores e ampliar ainda mais o acesso ao ensino superior no interior. “Além dos campi que já ajudamos a implantar, em Laranjeiras, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória, em parceria coma Universidade Federal de Sergipe, vamos construir o de Estância, levando a universidade para a região sul. Estamos trabalhando para disseminar polos universitários em todo o estado. Por isso já iniciamos a luta pela instalação de um novo campus universitário em Propriá, como parte de um grande esforço do Governo para promover o desenvolvimento do Baixo São Francisco”, informou.

“Estamos decididos a implantar uma nova mentalidade no sistema educacional público sergipano, a fim de alcançarmos resultados concretos na redução do analfabetismo e na melhoria dos indicadores de desempenho do ensino básico em Sergipe”, ressaltou.

 

Saúde

O governador Jackson Barreto classificou como ambicioso o programa de reestruturação da rede estadual de saúde lançado pelo governo de Sergipe há oito anos. “Foram R$ 330 milhões investidos em uma reformulação total do sistema, partindo da edificação de uma nova estrutura de atenção básica e passando pela construção de novos hospitais regionais e pela reforma dos já existentes, além da maior reforma da história do Huse”, afirmou.

Neste momento o governo está concluindo as últimas 12 Clínicas de Saúde da Família, das 102 que foram planejadas em todos os municípios do interior sergipano. O governo também executou a recuperação e ampliação de quatro hospitais: Propriá, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Socorro, e a construção dos Hospitais Regionais de Estância e Lagarto, aumentando consideravelmente a oferta de serviços de saúde de alta e média complexidade no interior. Esses novos hospitais, que levaram serviços inéditos para o interior, não apenas ajudaram a desafogar o Huse, mas garantiram atendimento mais rápido e ajudaram a salvar mais vidas.

“Ampliamos drasticamente o número de leitos de UTI — que agora chegaram também ao interior do estado. Encontramos apenas 16; hoje já são 95 leitos. Por ser o maior hospital de Sergipe, o Huse atende não somente a Aracaju e o interior sergipanos, mas também pacientes vindos dos estados vizinhos, em busca de serviço de melhor qualidade. A redistribuição da rede de saúde ajudou a melhorar as condições do hospital, mas não seria suficiente. Por isso fizemos a maior reforma de sua história: investimos mais de 22 milhões de reais em sua expansão, oferecendo novos serviços e melhorando os já existentes”, disse o governador aos deputados.

Jackson informou que já foram iniciadas as obras de construção do Hospital do Câncer e do Centro de Reabilitação para Pessoas com Deficiência. O Centro de Reabilitação vai atender a pessoas com deficiências físicas e psicológicas, oferecendo serviços mais sofisticados para os sergipanos, principalmente os mais pobres que não podem pagar clínicas particulares ou planos de saúde. “O nosso grande desafio, agora, não está mais na ampliação da estrutura física da rede de saúde, mas se impõe a necessidade urgente de melhorarmos o atendimento à população. Reduzir, por exemplo, os prazos para a realização de consultas e de cirurgias eletivas, áreas onde estão, hoje, os maiores gargalos do sistema de saúde. Precisamos dar a cada sergipano, no momento em que ele mais precisa do cuidado do Estado, a certeza de que será bem atendido”.

 

Turismo

Um dos grandes investimentos no setor de turismo é a reforma do aeroporto de Aracaju, uma parceria com a Infraero que vai transformar o nosso velho e acanhado Santa Maria em um aeroporto moderno, pronto para receber turistas e visitantes de todo o mundo.

Também buscando valorizar o estruturar os prontos turísticos do estado, o governo entregou a nova Orla do São Braz, que não apenas valoriza o que já era um dos mais belos recantos de Nossa Senhora do Socorro, mas leva para uma região que sempre foi esquecida pelo poder público um espaço de convivência e lazer.

“Finalmente acabamos de devolver a Sergipe o seu templo maior do esporte, o Batistão. Temos agora um estádio moderno, que atende melhor ao seu público e que respeita o cidadão sergipano. Com o novo Batistão temos agora orgulho de receber os times de fora — afinal, os times sergipanos têm o direito de vencer seus adversários em um estádio bonito”, destacou.

 

Desenvolvimento

O governador Jackson Barreto afirmou que o Governo de Sergipe conseguiu combinar desenvolvimento econômico com justiça social. “Nos próximos quatro anos, este Governo estará cada vez mais presente na vida das pessoas, se esforçando para que cada sergipano, não importa de qual classe, credo ou cor, seja tocado pelo seu trabalho. Este é um Governo que saberá se mostrar atento aos anseios da nossa gente e, a partir deles, se mostrar um parceiro de todas as horas. Um Governo presente de verdade, que fará do cuidado e do respeito às pessoas o princípio basilar de suas ações”, salientou.

“Todo o trabalho que estamos desenvolvendo agora tem esse objetivo: construir um futuro mais justo e mais igual para os sergipanos. Cada nova obra realizada, cada novo serviço prestado é mais um pilar no alicerce de um novo Sergipe: mais moderno, mais humano. Eu sei que esse é um grande desafio. Mas nós somos sergipanos, somos nordestinos, cabras bons que nunca tivemos medo do trabalho. Acima de tudo, é um desafio que sei que se tornará mais leve graças à participação de todos. Do grande povo sergipano, sempre, e desta Casa de Leis que nunca fugiu dos desafios, quando o que está em jogo é o interesse maior de Sergipe. Eu não estarei sozinho nessa jornada”, concluiu.

Modificado em 23/02/2015 21:30

joedson: