body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Itaporanga patrocina Concurso de Quadrilha e antecipa salário dos servidores

O Arraiá D’Ajuda terminou, mas os festejos juninos em Itaporanga continuam.  A Prefeitura da cidade, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza neste domingo (30) o Circuito de Cavalgadas no Povoado Sapé. O evento contará com a animação do cantor Neguinho Aboiador e as bandas Mulheres Perdidas e Pense N’eu.

Com concentração no Povoado Chan, a cavalgada percorrerá vários povoados até chegar à praça principal do Povoado Sapé, onde acontecem as apresentações artísticas.

“No trajeto, novos cavaleiros passam a integrar o cortejo até chegar à parte central do evento, onde são realizados os shows em comemoração a tradição do local. A cidade se mobiliza do amanhecer até o anoitecer, desde a concentração dos cavaleiros para a cavalgada até a apresentação. É uma tradição muito bonita e esperada por toda a população”, explica Railda Araújo, secretária municipal de Cultura e Turismo.

O Circuito de Cavalgadas faz parte dos festejos juninos da cidade de Itaporanga D’Ajuda. Este ano o Circuito foi aberto no dia 15 de junho, no Povoado Caueira, com a 28ª edição do Forró do Praião. A festa contou com shows de Samuel Sertanejo e Trio Pé de Serra do Murilo, no Espaço de Eventos JG. Já no dia 16, houve a tradicional cavalgada com animação de Neguinho Aboiador. Ainda no Povoado Caueira, na Quadra de Esportes, a animação ficou por conta de Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha, Andrezinho e Os Morenos.

Já no dia 24 de junho foi realizada a Cavalgada do Povoado Salvadorzinho, que foi animada pelo cantor Rodriguinho do Forró, que comandou a festa do alto do mega trio elétrico Ospal.

Concurso de Quadrilha

E para manter a tradição junina no município, a Prefeitura de Itaporanga promove neste sábado (29), a partir das 14h, no Ginásio de Esportes, na sede do município, o Concurso de Quadrilha. O concurso terá a participação de oito Quadrilhas, que tiveram uma ajuda de custo da prefeitura no valor de R$ 40 mil, sendo R$ 5 mil para cada uma.

O 17º Concurso de Quadrilha Junina tem por objetivo valorizar, difundir e incentivar a prática de uma das mais populares manifestações culturais do Nordeste.

A prefeita Maria das Graças (Gracinha) destacou a importância do incentivo às tradições regionais.

“Incentivar essas tradições culturais do Nordeste, e principalmente do nosso município é algo gratificante. Sabendo das dificuldades que essas Quadrilhas teriam para se apresentar sem o apoio da prefeitura, enviamos um projeto de lei à Câmara Municipal solicitando que a mesma aprovasse a matéria, para que o município pudesse conceder essa ajuda financeira a essas Quadrilhas. O projeto foi aprovado graças à sensibilidade de todos os vereadores, principalmente os da base aliada, que demonstraram ter também compromisso com a nossa cultura. Agora é aguardar o momento deste concurso que será um sucesso de público e de apresentação cultural”, enfatiza a prefeita.

 

O concurso contará com a participação das seguintes Quadrilhas Juninas:

 

Cangaceiros do Forró (Itaporanga)

 

Mandacaru (Povoado Chan)

 

Vaqueiros do Sertão (Povoado Sapé)

 

Forró Sertão (Povoado Tapera)

 

Unidos do Arrasta Pé (Povoado Duro)

 

Milho Verde (Povoado Araticum)

 

Rasga Saia (Povoado Salvadorzinho)

 

Xote Quente (Povoado Costa)

 

Salário antecipado

E para que os servidores e funcionários do município possam curtir os momentos finais dos festejos juninos com mais alegria e emoção, a Prefeitura de Itaporanga antecipou para esta sexta-feira (28) o pagamento do salário de todos os servidores, como explica a prefeita Gracinha.

“O salário de todos os servidores foi depositado nesta sexta-feira, inclusive, o servidor já pode sacar. Além de impulsionar a nossa economia local, essa antecipação salarial vai proporcionar aos servidores mais tranquilidade, principalmente para os que pretendem cair na folia junina neste São Pedro. Valorizar o servidor público é um dos compromissos de nossa administração”.