body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Itabaiana sedia Semana de Capacitação dos profissionais de saúde

O município de Itabaiana sedia, nesta semana, diversas atividades tutoriais do projeto Planifica SUS. O evento iniciou, nesta segunda-feira dia 11, com a oficina de pré-alinhamento e a participação de tutores da Secretaria Estadual de Saúde (SES), analistas e consultores da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE).

De acordo com Guilherme Shimocomaqui, especialista do Albert Einstein, o objetivo é realizar a etapa 5.2 do Projeto Planifica SUS com a intenção de integrar a Atenção Primária com a Atenção Laboratorial Especializada e potencializar a comunicação destes dois pontos. Para Shimocomaqui, o Planifica SUS vai melhorar a qualidade da Saúde no Brasil, “o Planifica SUS visa Melhorar o acesso ao serviço de saúde, buscando responder às necessidades das pessoas e ter uma qualidade de vida melhor”, destacou o especialista.

Segundo Adriana Figueiredo, responsável técnica do Planifica SUS em Itabaiana, o projeto buscará ampliar e melhorar a rede de atendimento. “Nós inauguramos o ambulatório materno-infantil que atualmente está atendendo somente as gestantes de alto risco e as crianças de alto risco de Itabaiana. Então, o Planifica SUS vai fazer com que este atendimento seja ampliado para os outros municípios”, informou.

Para Fernanda Aragão, coordenadora estadual da Atenção Primária à Saúde (APS/SES), o Planifica SUS apresentará resultados promissores, “um dos resultados finais é a redução da mortalidade materno-infantil. Mas, antes disso, temos todo esse processo de organização das Unidades de Atenção Básicas de Saúde, como também neste ambulatório novo que vai executar um modelo de atenção diferente do que vem sendo aplicado no país”, destacou

O evento ocorre até a próxima quarta-feira (13) no Campus Prof. Alberto Carvalho (UFS – Itabaiana) e tem como público-alvo, tutores, analistas, especialistas, responsáveis técnicos, médicos e enfermeiros dos 14 municípios da regional de Itabaiana.

Enviado pela assessoria 

Universo Político: