body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

IBGE e Governo de Itabaiana traçam planejamento para o Censo 2022

Na última terça-feira, dia 15, o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, esteve reunido com representantes do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE) para discutir a importância do Censo Demográfico 2022. Durante a explanação, foi informado que os dados do Censo servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que, entre outros benefícios, altera para mais o valor do repasse quando ultrapassa de 100 mil habitantes, como também amplia os serviços dos programas do governo federal em parceria com o município.

O coordenador censitário de subárea do Censo, Marcelo Cunha, agradeceu ao prefeito pela ação da comunicação em atender o pleito do IBGE com a divulgação necessária.

“Vou continuar precisando bastante da comunicação, mas já registro que a página do Governo de Itabaiana é extremamente ativa e participativa, o que implica num alcance muito grande dos resultados que desejamos obter. Como exemplo, o processo seletivo. É de grande importância a continuação dessa parceria para o sucesso do Censo 2022”, afirmou ele, que ainda explicou que o trabalho em campo será realizado no período de agosto a outubro deste ano.

“Durante a reunião tratamos de como se dará a coleta de informações, da tecnologia que será utilizada para esta coleta e da garantia de todo território e todos os domicílios do município”, disse.
Ainda segundo o coordenador, também foi traçado um planejamento estratégico para divulgação do Censo no município. “Iremos fomentar por meio de sites, redes sociais, carros de som, rádios e mídias externas. Usaremos todos os meios de comunicação possíveis para que a população tome conhecimento do Censo”, garantiu.

O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, avaliou como proveitoso o encontro com os representantes do IBGE e assegurou que o município oferecerá a estrutura necessária para os técnicos do Censo. “É uma pesquisa importante e que renderá bons frutos ao município. Mais uma vez Itabaiana sai à frente em busca de melhorias para seu povo, já que o quantitativo do Censo implica no aumento do FPM. Nossa expectativa é que, segundo dados do IBGE, se há 12 anos Itabaiana obteve 96.839 mil habitantes, hoje já ultrapasse os 100 mil, número necessário para o aumento do repasse”, disse.

Adailton, que ainda determinou que a comunicação fará uma grande mídia para dar continuidade a tal colaboração necessária, assim como dará toda estrutura necessária nessa parceria.

O coordenador censitário de área, Alessandro Santana esteve presente e afirmou em sua fala que Itabaiana cresce de forma acelerada. Além de Alessandro, também estiveram presentes na ocasião, a secretária de Administração, Sandra Andrade; a secretária de Desenvolvimento Social, Osana Costa; o secretário de Saúde, José Suelton; a secretária de Educação, Ivanete Mendes, o secretário de Comunicação, Chiquinho Ferreira; o presidente da Câmara de Vereadores de Itabaiana, Marcos Oliveira; o presidente da CDL, Fábio Moura; o pró-reitor da Universidade Federal de Sergipe, Marcelo Mendes; o diretor da UFS- Campus Itabaiana, Victor Hugo e o chefe de gabinete do Instituto Federal de Sergipe, Gilvan Bezerra.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 16/03/2022 12:54

Universo Político: