body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Huse registra superlotação e atende 604 pacientes

O Pronto Socorro do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) registrou de sexta-feira, 17, a domingo,19 de novembro, 604 atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 496 foram considerados de baixa complexidade e receberam alta médica em menos de 24 horas do seu atendimento e 106 continuaram internados em observação para outros procedimentos.

São pacientes vindos de todo o Estado, além dos vizinhos Bahia e Alagoas. De acordo com as estatísticas do Sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar (Hospub), foram atendidos durante o final de semana, 275 pacientes da capital, 311 pacientes de municípios vizinhos, três de Alagoas, oito pacientes da Bahia e seis de hospitais distribuídos na capital e interior.

Os profissionais se esforçam para reduzir o impacto da superlotação, causada por conta da crise em outras unidades parceiras do Huse. A baixa complexidade e as cirurgias ortopédicas continuam sendo o maior gargalo. Para se ter uma ideia, durante o final de semana foram registrados 69 pacientes na Ortopedia, 112 na Sala de Sutura e 157 na Área Azul. Nos consultórios do Otorrino e Oftalmo foram registrados 36 atendimentos, além do ambulatório de Oncologia que registrou 23 atendimentos durante o final de semana.

A auxiliar de Odontologia, Edileuza Marques, 36, estava com infecção urinária e procurou atendimento na unidade do seu bairro, mas sem sucesso. Providenciou um chá em casa, mas o problema persistiu e então buscou atendimento no Huse. “Era um incomodo terrível e eu já não suportava mais andar em médico e não melhorar, mesmo sabendo da superlotação aqui no Huse, eu enfrentei a espera para o atendimento e fui atendida, graças a Deus. Já estou bem melhor, com exames e medicação certa. Estou aguardando o médico para receber alta médica”, informou.

O Hospital Pediátrico Dr José Machado de Souza, localizado no Huse, também registrou grande fluxo de pacientes no final de semana. Foram 202 atendimentos aos pequenos usuários, sendo que desse total, 29 ficaram internados e em observação.

Enviado pela assessoria 

Universo Político: