body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Huse realiza cerca de 7 mil exames radiológicos mensais

No Dia Mundial da Radiologia e Dia Nacional do Radiologista, comemorado nesta quinta-feira, 8, os profissionais da área que atuam no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), desenvolvem um importante trabalho na produção de imagem do corpo permitindo diagnosticar situações patológicas diversas na qual o médico não pode ver a olho nu. O Huse conta com 75 profissionais em radiologia, sendo 19 técnicos em tomografia e 56 em radiologia. Mensalmente, são realizados cerca de 7 mil exames radiológicos.

Para que o serviço prestado pelo setor esteja de acordo com o padrão de qualidade exigido e oferecido pelo hospital, toda a equipe e o trabalho devem estar alinhados. Isso é importante para que o médico possa detectar as patologias e traçar um tratamento adequado para cada caso. De acordo com a Referência Técnica em Radiologia do Huse, Maria Giselma de Mendonça, é através da boa imagem feita pelo profissional de radiologia que o médico realiza um bom diagnóstico.

“O empenho e dedicação desses profissionais merecem destaque seja na hora de produzir as imagens ou interpretá-las. Todo bom diagnóstico precisa de uma boa imagem e para essa boa imagem é necessário em excelente profissional das teclas radiológicas. Por isso, é importante termos bons profissionais na área de radiologia”, afirmou.

Significado

Radiologia significa o estudo das radiações e do seu emprego nos diagnósticos ou tratamentos. O físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os raios-x em 1895 e ganhou um prêmio Nobel pela descoberta. As aplicações médicas disto revolucionaram a Medicina, pois se tornou possível enxergar o interior dos pacientes.

Essa técnica chegou ao Brasil apenas dois anos depois, com o médico mineiro José Carlos Ferreira Pires. Com o avanço das tecnologias empreendidas junto com o raio-x, novos métodos diagnósticos foram descobertos, como a ultra-sonografia, a mamografia e a densitometria óssea. A área médica de diagnóstico por imagem passou a ser chamada de “Imagionologia”.

O técnico em radiologia é o responsável por executar os exames radiológicos, posicionando de forma correta os pacientes e escolha dos melhores parâmetros técnicos para um exame adequado. O radiologista, faz a leitura e interpretação das imagens geradas pelo técnico, elaborando um relatório com o detalhamento dos achados na imagem e propondo um diagnóstico e tratamento para o paciente.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 08/11/2018 21:33

Universo Político: