body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Hortas orgânicas e oficinas de culinária transformarão hábitos alimentares de usuários dos CRAS de Aracaju

 

 A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), lançou o projeto Qualidade de Vida Através de Escolhas Saudáveis que tem como objetivo transformar os hábitos alimentares dos aracajuanos a partir de orientações sobre alimentação saudável, técnicas de plantio de hortas orgânicas e aproveitamento total dos alimentos. O evento de lançamento aconteceu na quinta-feira, 31, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Gonçalo Rollemberg Leite, localizado no bairro José Conrado de Araújo.

Para a secretária municipal da família e da assistência social, Maria do Carmo do Nascimento Alves, o projeto é de extrema importância para a política de segurança alimentar e nutricional da capital sergipana.

“Queremos que as pessoas aprendam técnicas para manter uma horta em casa e também possam aprender a fazer receitas utilizando os alimentos em sua totalidade com cascas e talos. Com criatividade no preparo dos alimentos é possível manter uma alimentação nutritiva e saborosa. Estou muito feliz com o lançamento desse projeto que já vem sendo implantado nas unidades de assistência social de Aracaju”, destaca a secretária.

A partir de abril, os CRAS de Aracaju abrirão inscrições para as oficinas de culinária e técnicas de plantio. As dezessete unidades socioassistenciais da rede de Proteção Social Básica ainda terão hortas orgânicas.

“O projeto pretende transformar a realidade das famílias aracajuanas, priorizando, primeiramente, o plantio de hortas para consumo próprio. Segundo dados da Embrapa, desperdiçamos 26,3 milhões de toneladas de alimentos por ano que poderiam alimentar mais de 35 milhões de brasileiros, por isso o nosso projeto também visa ensinar receitas que utilizem os alimentos em sua totalidade”, revela a nutricionista Sandra Santos.

 

Aprovação

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Aracaju, Joelma Barros, aproximar a população de novos hábitos alimentares e disseminar a prática de consumo de produtos saudáveis irão contribuir efetivamente para as políticas de segurança alimentar. “Esse projeto é muito importante para modificar os hábitos e gerar qualidade de vida. O nosso Conselho é parceiro e também atuará nesta ação que irá beneficiar os aracajuanos”, afirma Joelma.

Já a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Aracaju, Maria José Matos, aprovou a iniciativa e destacou a importância de implementar um projeto sobre qualidade de vida também para os idosos que participam de grupos nos CRAS da capital. “Fico muito feliz em ver um projeto como esse. A secretária Maria do Carmo tem sensibilidade e sempre inova em suas ações, pensando principalmente nas comunidades mais carentes”, ressalta a presidente.

Para Maria da Silva, moradora do Olaria, esse projeto modificará os hábitos dos participantes. “Vai ser muito bom. Estamos na expectativa de iniciar e aprender a fazer nossa horta e principalmente essas receitas com coisas que jogamos fora, como as cascas dos alimentos. Vai mudar a vida da gente e a forma de se alimentar”, comenta.

O projeto Qualidade de Vida através de Escolhas Saudáveis conta com o apoio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) que ensinará aos participantes a reutilizar garrafas pets para construir hortas verticais e aéreas; do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de Aracaju; e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Universo Político: