body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

HCamp já atendeu a 233 pacientes e favorece desobstrução do fluxo dos hospitais municipais

Construído pela Prefeitura de Aracaju para assegurar o devido tratamento aos pacientes infectados pelo novo coronavírus na capital, o Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar tem sido um equipamento de saúde importante por auxiliar a desobstruir o fluxo de atendimento na Rede de Urgência e Emergência (Reue) do município, através das Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva.

Estruturado para atingir a capacidade máxima de 152 leitos, quando passou a receber pacientes, em 16 de maio, o hospital ofertou, inicialmente, 60 leitos. Entretanto, com o avanço no número de casos, e consequentemente de internações, a Prefeitura de Aracaju se antecipou e ampliou a capacidade de ocupação, com a ativação de mais 42 leitos.

Atualmente, o HCamp dispõe de 102 leitos ativos, está com uma taxa de ocupação de 45% e desde sua ativação já atendeu a 233 pacientes. Até às 13h desta segunda-feira, 6, 46 pessoas encontravam-se internadas; já haviam sido realizadas 22 transferências; 149 altas de pacientes com idades entre 17 e 89 anos, sendo duas hoje; e 16 vieram a óbito.

“O Hospital de Campanha tem essa característica de retaguarda para nossas unidades de saúde já existentes, e com a ativação de mais leitos e capacitação de mais profissionais, conseguimos evitar o colapso da rede municipal de saúde. Por isso a importância da manutenção das nossas equipes, a contratação dos médicos, bem como dos demais profissionais por meio do chamamento público e processo seletivo vigentes”, destaca a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Até o momento, o Hospital de Campanha dispõe de 478 profissionais, entre médicos (107); enfermeiros (95); técnicos em enfermagem (149); psicólogos (6); assistentes sociais (10); nutricionistas (5); fisioterapeutas (35); farmacêuticos (34); e auxiliares de apoio da rede (37).

Contratações
Nesta segunda (6), a Secretaria da Saúde deu continuidade ao Chamamento Público para contratação imediata de técnicos de enfermagem, para atuação no HCamp. A convocação é regida pelo Edital Nº 06/2020, com tempo inicialmente previsto para contratação de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período ou enquanto durar o estado de emergência em saúde pública, reconhecido por meio do Ministério da Saúde (MS), mediante Portaria nº 188/2020.

“Como ainda temos a necessidade de ampliação também de escala médica, em mais de cinco mil horas, abriremos edital para contratação de médicos emergencistas, com o objetivo de ativar o funcionamento dos leitos na área laranja do HCamp”, antecipa Waneska.

Modificado em 06/07/2020 17:37

Universo Político: