body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

HCamp desafogou os atendimentos, diz Waneska Barboza

Durante a pandemia de covid-19, na Capital, a Prefeitura de Aracaju atuou para garantir assistência médica aos pacientes infectados pelo novo coronavírus, sobretudo aos que necessitaram de leitos de internação. Entre os fatores que evitaram o colapso da rede pública está a implantação do Hospital de Campanha (HCamp) Cleovansóstenes Pereira Aguiar, responsável por atender 461 pacientes e recuperar 343 deles (74%).

De maio até está sexta-feira, dia 18, quando se inicia o processo de desativação, o HCamp recebeu 12 pacientes regulados diretamente para ele e 31 encaminhados das unidades básicas de referência para síndrome gripal: dois da UBS Ministro Costa Cavalcante; sete da Onésimo Pinto; quatro da Fernando Sampaio; cinco da Eunice Barbosa; seis da José Machado de Souza; cinco da Cândida Alves e dois da Geraldo Magela.

“Além disso, 254 vieram do Fernando Franco; 158 do Nestor Piva, dois do Caps Jael, um pelo projeto Aracaju Pela Vida, um do Hospital da Hapvida, dois dos Hospitais Regionais de Socorro [José Franco] e de Nossa Senhora da Glória. Com isso, percebemos que o HCamp desafogou os atendimentos de forma ampla na Capital, sendo útil até mesmo em algumas situações em que outros municípios precisaram transferir pacientes para nossa rede”, afirmou a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

A capacidade máxima do HCamp foi registrada no dia 17 de julho, com 49 pacientes internados.

Leitos e unidades

Apesar do fechamento do Hospital de Campanha, a PMA manterá parte da estrutura da rede para a continuidade do enfrentamento à pandemia. As alas específicas para pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 continuarão em funcionamento nos dois hospitais municipais, Fernando Franco (Zona Sul), com sete leitos de internação, e Nestor Piva (Zona Norte), com cinco leitos.

Outros leitos de internação contratados pelo município seguirão em funcionamento. Cinco deles estão no Hospital Universitário, dez estão no Hospital São José e cinco leitos pediátricos no Hospital Santa Isabel.

Também serão quatro unidades básicas de saúde [UBS] para atender exclusivamente pessoas com sintomas de síndromes gripais: Geraldo Magela [Orlando Dantas]; José Machado [Santos Dumont]; Ministro Costa Cavalcante [Inácio Barbosa] e Onésimo Pinto [Jardim Centenário].

As UBS Augusto Franco, Fernando Sampaio (Castelo Branco), Cândida Alves (Santo Antônio) e Eunice Barbosa (Coqueiral) voltarão às atividades normais, com atendimentos e marcações de consultas e exames, a partir da próxima segunda-feira, dia 21.

Modificado em 17/09/2020 16:30

Universo Político: