body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Gustinho quer usina de dessalinização em Sergipe

O deputado federal Gustinho Ribeiro (SD) está tentando viabilizar para Sergipe uma usina de dessalinização, através de um programa pretendido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), que vai permitir que os agricultores nordestinos sofram menos o impacto da longa estiagem. “A implantação de uma usina como essa representa a redenção do povo nordestino, que é tão castigado com as longas estiagens”, disse, salientando ainda o impulsionamento econômico e social para toda a região, especialmente, a partir da geração de emprego e renda.

Para Gustinho, Sergipe tem todas as condições para ter essa usina e servir de modelo para o Nordeste. “O estado, do litoral ao sertão, tem a menor distância e isso lhe favorece, também”, disse, observando que o programa sinalizado pelo Governo Federal consiste em pegar água do mar, dessalinizá-la e distribuí-la. “O ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, inclusive, já foi conhecer a experiência adotada em Isreal, que tem know-how nesse processo”, afirmou Gustinho, destacando que a intenção do governo brasileiro é implantar, em parceria com o governo de Israel, equipamentos de dessalinização da água de poços no Nordeste.

O deputado destacou a importância de, mais adiante, o Governo Federal pensar nessa questão como política pública para o Nordeste, a região que mais sofre com as secas causticantes. “A cada ano a o drama enfrentado pelos nordestinos, especialmente, o homem do campo é mais cruel. Entendo ser importante, pensarmos numa política pública que garanta essa água dessalinizada, de forma abundante e sistêmica para minorar o sofrimento do nosso povo”, afirmou o parlamentar.

Enviado pela assessoria

Modificado em 21/02/2019 18:24

Universo Político: