body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Gustinho apresenta PL visando a interiorização do gás natural

O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PSD) apresentou, na manhã desta terça-feira, dia 24, a indicação de nº 11/2014 que solicita ao Governo do Estado e a Sergipe Gás S/A (SERGAS) que viabilizem a interiorização do gás natural em todas as regiões do estado. Para o deputado, isso atrairá indústrias para os municípios, gerando milhares de empregos.

“Eu tenho convicção que essa é uma fonte de energia limpa, que preserva o meio ambiente e garante desenvolvimento em nosso estado. Com a instalação de novas indústrias em nosso estado teremos a geração de milhares de empregos. Temos feito alguns estudos e algumas pesquisas que constataram que esse sistema custa muito menos que o gasoduto convencional. O gasoduto para a cidade de Itabaiana, por exemplo, fica em torno de R$ 40 milhões. Nesse sistema custa em torno de R$ 3 milhões. É um investimento relativamente baixo se comparado ao gasoduto convencional. É uma tecnologia que foi desenvolvida na Argentina e São Paulo já está usando essa tecnologia em diversas cidades do interior”.

Segundo Gustinho, foram feitas visitas a cidades do interior de São Paulo que já utilizam esse recurso. Ele ainda explicou como é feito todo o processo de distribuição de gás. “Os especialistas da área chamam de “gasoduto virtual. Seria criada uma base em algum município que já tenha o gasoduto convencional, o gás seria extraído do sistema convencional, comprimido em uma base de distribuição e a partir daí veículos apropriados distribuiriam para todo interior do estado”.

Gustinho observou que muitos municípios possuem indústrias e precisam dessa energia, mas existem dificuldades de indústrias não se instalarem por conta da proximidade do gás convencional. “O município de Lagarto e toda aquela região tem um potencial muito grande do ponto de vista industrial. Eu já conversei com o governador Jackson Barreto, ele demonstrou interesse tendo em vista o baixo investimento que será feito e um grande alcance social e econômico que um projeto como esse trás para o nosso estado. Estamos falando de colocar gás natural em todo o estado com o preço que é vendido na capital. Todos sabem que quando se tem gás natural é um atrativo para que as indústrias se instalem”.

 

Enviado pela assessoria

joedson: