body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Governo entrega reforma da escola Murilo Braga em março

 

O Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana, no agreste central sergipano, que recentemente ganhou destaque nacional por causa do aluno José Victor Menezes Teles, aprovado no curso de Medicina da UFS aos 14 anos, simboliza o grande investimento da gestão na rede de educação estadual. O prédio passa por uma ampla reforma, orçada em R$ 7 milhões, e passará a ofertar cursos técnicos profissionalizantes.

“Estou extremamente feliz de ver bons investimentos do Governo do Estado na escola, que está ficando com estrutura de primeiro mundo, com ginásio de esporte, salas de aula entre outras coisas. O fundamental é que são investimentos que vão transformar o colégio em unidade de ensino profissionalizante, que dará condições de formar pessoas capacitadas com condições de entrar no mercado de trabalho”, declarou, Jackson Barreto.

Qualidade e crescimento da matrícula

Já o diretor do colégio, Eder Jesus Andrade, acredita que a reforma elevará a autoestima dos professores e dos alunos. “É um sonho não só para nós, do colégio, como para toda a sociedade itabaianense. Além disso, vai trazer para nós dois cursos profissionalizantes, e isso dará mais oportunidades para os estudantes terem mais entrada no mercado de trabalho. Com isso, nossa expectativa é que aumente o número de matrículas”, disse. Atualmente o Murilo Braga atente a 1.700 alunos, e a expectativa é que esse número pule para cerca de 2.100 matriculados.

Sobre o aluno José Victor Menezes Teles, que teve um grande destaque nacional, o diretor teceu elogios à sua conquista, ressaltando também o papel da escola para o seu bom desempenho. “Nós tínhamos uma expectativa muito grande em cima dele, pelo que os professores comentavam. José Victor sempre foi um aluno bastante centrado nos estudos. Ele teve todo o mérito nessa vitória, e claro que o Colégio Murilo Braga também foi importante, pois demos todo o incentivo e apoio, através do nosso quadro de professores, que é um dos melhores do estado”, declarou.

Reforma

Com recursos de quase R$ 7 milhões, o Murilo Braga contará com 20 salas de aula, dois laboratórios, duas bibliotecas, além de um laboratório específico para as aulas dos cursos técnicos. A unidade de ensino recebeu instalações elétricas novas, a rede hidráulica está totalmente revisada, o telhado está revisado e em perfeitas condições, e foi aplicado um novo revestimento.

A quadra polisesportiva também foi totalmente recuperada. Os espaços entre os blocos foram gramados e receberam bancos, formando diversos espaços de convivência para os alunos. Foi criado também um palco em área aberta para os estudantes utilizarem em suas peças e demais oficinas.

Com previsão de entrega da obra em março, o diretor do setor de Engenharia da Secretaria de Estado de Saúde, Maurício Arce, informou que a reforma pode ser considerada  uma verdadeira reconstrução da Instituição. “Desde a sua construção, nunca houve uma obra dessa magnitude. Após a reforma, o Murilo Braga deixará de ser apenas uma escola de ensino médio e oferecerá cursos técnicos profissionalizantes, abrindo ainda mais o mercado de trabalho para esses jovens”, disse, explicando que cerca de 90% da reforma já está concluída.

Após a obra, o Murilo Braga vai contar com laboratórios de redes e de informática com programas específicos, ensaios mecânicos e processos de fabricação moveleira, além de uma biblioteca com acervo específico e atualizado.

A reforma inclui também os serviços de revisão da cobertura em todo o prédio, instalações de pontos elétricos e das instalações de pontos hidrossanitários; instalação de equipamentos de combate a incêndio; execução de forro de PVC, colocação de grade de ferro; execução do polimento e enceramento do piso de alta resistência existente e/ou novo; execução de piso e revestimento cerâmico; pavimentação das áreas interna e externa; execução de urbanização; colocação do quadro escolar; execução da reforma do ginásio; execução de toda a drenagem da escola e pintura em geral. “Toda a reforma obedeceu às normas técnicas de acessibilidade. Além disso, a cozinha foi adequada às normas da Anvisa”, explicou Maurício Arce.

Cursos profissionalizantes

Após a reforma, o Colégio Estadual Murilo Braga passará a oferecer dois cursos profissionalizantes: Curso Técnico em Redes de Computadores e Curso Técnico em Móveis.

A chefe do Serviço de Ensino Profissionalizante da Secretaria de Estado da Educação (Sepro/Seed), Rivânia Andrade, explicou que durante o dia, os cursos técnicos funcionarão integrados ao ensino médio, e à noite serão na forma subsequente, ou seja, para o aluno pós-médio.

O curso integrado ao ensino médio é de três anos e o subseqüente de dois anos. Inicialmente, a Secretaria de Estado da Educação vai oferecer 120 vagas, sendo 60 para o Curso Técnico em Rede de Computadores e 60 para o Curso Técnico em móveis, ambos totalmente vocacionados para a tendência comercial da região do agreste sergipano.

“Os cursos foram escolhidos com base nos arranjos produtivos locais e, no caso do curso em rede de computadores, a escolha também tomou como base uma pesquisa que a Seed fez junto aos alunos do colégio. A previsão é que as aulas dos cursos técnicos tenham início já neste ano de 2015”, explicou.

Miltão

O governo do Estado realiza também a reforma total do Ginásio de Esportes José Milton Machado, conhecido como ‘Miltão’. O ginásio, que atende a toda a cidade de Itabaiana, recebeu um novo placar, os vestiários foram totalmente reformados, toda a cobertura e estrutura metálica foram revisadas, e recebeu também um sistema de iluminação novo e mais potente que o anterior. O espaço é disputado por toda estudantada itabaianense.

Enviado pela assessoria

joedson: