body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Governo do Estado atinge meta de recuperação de barragens

A meta proposta para 2013 do Programa de Recuperação de Pequenas Barragens acaba de ser alcançada. Das pequenas aguadas em propriedades rurais, foram reformadas 508, até o momento. No caso das barragens públicas, de maior capacidade e para atender toda população, os municípios de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Gararu e Itabi receberam os trabalhos da equipe de engenharia coordenada pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos e Irrigação de Sergipe (Cohidro). Os trabalhos continuam até o mês de outubro, onde outros pequenos criadores receberão obras em seus reservatórios destinados a captação da água da chuva e usados para dessedentação dos rebanhos.

Realizado a partir de convênio entre as secretarias de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) e da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides),  o projeto investiu R$ 1 milhão e previa a reforma de 500 pequenas barragens, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). A iniciativa é destinada aos municípios em que foi decretado estado de emergência no último período de estiagem e complementa as ações do Governo Federal, onde Defesa Civil e Exército provêm água para o consumo humano, com a instalação de cisternas e fornecimento com caminhões pipa.

O engenheiro civil da Cohidro, Valdir Aragão Porto, coordena o trabalho de engenharia do Programa e explica no que consiste o projeto.  “Escavadas nas partes mais baixas dos lotes, as barragens captam a água das enxurradas e precisam estar bem preparadas para comportar o máximo possível dessa água quando a chuva chegar. Nosso trabalho é geralmente focado na limpeza do leito desses reservatórios, que com o tempo acumulam sedimentos trazidos com a água da chuva. Noutros casos, há necessidade de recuperar as barreiras de terra que represam a água da barragem”.

 

Enviado pela assessoria da Cohidro