body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Governo desenvolve ações voltadas à promoção da não violência

Por intermédio da Diretoria Regional de Educação – 3 (DRE’3) e do Núcleo de Segurança Escolar, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) aderiu ao Projeto Agreste Pela vida (Agrevida), uma iniciativa do 3º Batalhão da Polícia Militar que objetiva aproximar a instituição das comunidades escolares por meio de ações socioeducativas.

A partir desta parceria, o 3ºBPM e a DRE’3, sediados no município de Itabaiana, levarão as ações do Agrevida às 40 escolas estaduais localizadas nos 14 municípios do território Agreste Sergipano. Para iniciar os trabalhos do Projeto na Rede Estadual, a Seduc e a PM promoveram, na última sexta-feira, 13, o Curso Agente Multiplicador do Agrevida.

Realizado no auditório do Colégio Estadual Dr. Augusto César Leite, em Itabaiana, a formação, em formato de seminário, capacitou mais de 90 professores e gestores das escolas estaduais da região, além de profissionais da área da Saúde e estudantes representantes de grêmios estudantis.

“Esse projeto objetiva a promoção de políticas públicas de prevenção e conscientização das comunidades escolares quanto ao enfrentamento as diversas formas de violência e ao uso de drogas. Com essa proposta, estamos formando multiplicadores dessa iniciativa, para que estes levem às suas escolas a proposta do Projeto e desenvolvam ações internas de conscientização”, disse a professora Daniela Santana, diretora da DRE’3.

Idealizador e coordenador do Projeto Agreste Pela Vida, o tenente Soares, do 3ºBPM, afirma que o foco central da ação é combater a violência e o uso das drogas no ambiente escolar. “O Curso Agente Multiplicador é a primeira etapa do Projeto, o qual desenvolvemos desde 2017. Num segundo momento, visitamos as escolas e promovemos palestras e debates sobre violência, drogas e comportamento social e, para encerrar, realizamos a Caminhada pela Vida, uma grande ação de mobilização social voltada à disseminação da cultura da paz e da não violência”, explicou o militar.

No Curso Agente Multiplicador realizado para as escolas estaduais dos municípios do Agreste Sergipano, os participantes assistiram a palestras sobre temas como inteligência emocional, ministrada pelo tenente Soares; violência doméstica, ministradas pela advogada Ana Rita, presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/SE), e pela delegada de polícia Flávia Félix, vice-presidente da ABMCJ/SE; e sobre independência emocional e autoestima da mulher, com Vanessa Coutinho, coach em relacionamento e sexualidade.

Ao tratar sobre o trabalho da Polícia Civil relacionado à violência doméstica, a delegada Flávia Félix ressaltou que a ocorrência de tais casos pode se refletir até mesmo no desempenho escolar de um estudante. De acordo com a delegada, muitas vezes o professor é o primeiro a perceber que o aluno está passando por algum tipo de problema, mas nem sempre saber como proceder para ajudar o aluno, “e essa capacitação visa justamente fornecer essas orientações”, destacou.

Participante da formação, a gestora da Escola Estadual Professora Maria do Carmo Santos, de Ribeirópolis, Gilvânia Cunha, ressaltou que a ação tem uma importância fundamental para a comunidade local, a qual está inserida em um contexto de vulnerabilidade social. Segundo afirmou, o Projeto Agrevida tem o potencial de alavancar o trabalho que a escola já executada de promoção da cultura da não violência. “A Escola está situada numa região periférica que precisa muito da atenção de toda sociedade. Então, esse Projeto é muito essencial para nossa comunidade escolar”, pontuou.

Para Ferreira Junior, coordenador do Núcleo de Segurança Escolar da Seduc, a parceria com os batalhões regionais da Polícia Militar, estabelecida em todas as regiões do Estado, além de reforçar as ações preventivas nos entornos das escolas, tem resultado em ações dentro dos ambientes escolares, como o desenvolvimento do Projeto Agrevida, nas escolas da DRE’3, e Projeto Escola Cidadã, uma iniciativa de prevenção e combate às drogas, ao bullying e à violência contra a mulher, voltada aos alunos das escolas estaduais de Neópolis e demais municípios da área de atuação da 5ª CIPM.

“Com o início das atividades do Agrevida nas escolas da DRE’3, os policiais avaliarão individualmente cada unidade escolar para que, juntos aos gestores e à Diretoria de Educação, sejam traçadas estratégias de atuação conjunta”, afirmou Ferreira.

A diretora regional de Educação Daniela Santana destacou ainda que durante o curso de capacitação, foram arrecadados 200kg de alimentos, “para serem doados a famílias de baixa renda”, disse, ao agradecer aos parceiros da iniciativa, como o SESI, SEST/SENAT, Comercial Santo Antônio, e as Prefeituras Municipais de Macambira, Malhador e Moita Bonita.

O 3º Batalhão de Polícia Militar é composto por quatro Companhias que atendem, no total, as demandas de policiamento ostensivo dos 14 municípios do agreste sergipano: Itabaiana, Campo do Brito, Carira, Ribeirópolis, Areia Branca, São Domingos, Macambira, Pedra Mole, Pinhão, Frei Paulo, Malhador, São Miguel do Aleixo, Moita Bonita e Nossa Senhora Aparecida.

Modificado em 13/05/2019 17:06

Universo Político: