body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Governo de Sergipe e BNDS iniciam capacitações do programa Educação Sergipe Conectada

Por Francimare Araújo

Em abril deste ano, uma parceria do Governo de Sergipe com a Prefeitura de Lagarto, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Educação (MEC) iniciaram a implementação do Programa de Inovação Educação Conectada, ação de fomento a projetos de incorporação de tecnologias digitais na educação pública.

O Estado de Sergipe foi contemplado por meio do município de Lagarto, mediante aprovação do projeto e do sorteio público, dos quais 16 escolas participam, sendo nove estaduais e sete municipais. Sergipe foi a quinta unidade da federação a ser selecionada pelo BNDS Educação Conectada. O programa também tem como parceiros o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e do Sincroniza, que vai realizar as capacitações junto aos professores.

A formação deu o ponta-pé para a aplicação das práticas pedagógicas na última terça-feira, 1º, na Faculdade Ages, em Lagarto. Na programação, professores das redes estadual e municipal compartilharam o painel de experiências, além de terem assistido à palestra ministrada pela prof. Ana Paula Manzalli, com o tema “Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas”. As capacitações seguem até março de 2020.

A Diretora do Departamento da Educação (DED/Seduc), Ana Lúcia Lima, explica que a iniciativa tem por objetivo fomentar o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de educação básica, testando modelos e criando casos de aprendizado nas diferentes realidades brasileiras.

O projeto vai desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, de modo a dispor de ensino personalizado do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, viabilizando um ensino direcionado às necessidades individuais do aluno e se utilizando de tecnologia para acompanhamento e avaliação contínua, além de ensino híbrido para o ensino médio na rede estadual e 9º ano do ensino fundamental em ambas as redes, combinando o uso da tecnologia digital com as interações presenciais; aula enriquecida com tecnologia para séries finais do ensino fundamental, oportunizando o ensino instrucional em sala de aula feito pelo professor, mas enriquecido por mídias, ferramentas e avaliações interativas ou não.

Participaram da abertura das capacitações o superintendente executivo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), prof. José Ricardo de Santana; o secretário Municipal de Lagarto, Eduardo Maia; a diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Lima; a diretora da Diretoria Regional de Educação 2, Daniela Santos Silva, e o coordenador de Informática, Alexandre Antônio Veras Lins.

Modificado em 02/10/2019 17:03

Universo Político: