body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Gerente do Programa DST/Aids vai à Alese e faz alerta

Atendendo ao convite da deputada estadual Maria Mendonça, o gerente do Programa DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o médico Almir Santana, foi à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na manhã desta quinta-feira, dia 30, para falar sobre a situação da Aids em Sergipe e o que a SES vem fazendo efetivamente para o combate à doença. Na Casa, Almir fez um alerta quanto ao número de pessoas com Aids no Estado, já que, de 1987 até este ano, foram notificados 6.027 casos da doença.

“Falar sobre este assunto na Assembleia é de extrema importância porque os deputados têm poder de decisão e podem ajudar na causa. Os casos de Aids vem crescendo em Sergipe e isso é muito preocupante. São mais de seis mil e mais de 1.400 óbitos. O Estado faz campanhas para o combate à doença, capacitações com gestores e profissionais da saúde, realiza ações com a Unidade Móvel disponibilizando testes rápidos nas comunidades, faz ações educativas e monitora as Infecções Sexualmente Transmissíveis, no entanto, os municípios, que são executores dos serviços, precisam intensificar as mobilizações para o enfrentamento a Aids ”, disse.

Além disso, ressalta Almir, é preciso haver uma mudança de comportamento da sociedade. Ele conta que, grande parte da população ainda tem relações sexuais sem o uso do preservativo. “Apesar das campanhas de conscientização, da facilidade de acesso às informações e da disponibilização de camisinhas nas Unidades de Saúde da Família (USFs), muitas pessoas, infelizmente, ainda não utilizam preservativo, colocando a sua vida e a do seu parceiro em risco. Precisamos mostrar cada vez mais que isso é um risco e que o vírus da Aids não faz escolhas e pode atingir qualquer pessoa”, declara.

Discussão do tema

E a deputada Maria Mendonça frisou a importância de colocar a Aids como pauta de discussão na Assembleia. “Amanhã (29) é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e, como a Casa legislativa é a caixa de ressonância da sociedade, temos que abrir o debate sobre a doença que é grave e pode até matar. Precisamos chamar a atenção de todos para a problemática, pois o combate à doença não é somente de responsabilidade do poder público, mas sim de toda a sociedade. A Aids tem que ser discutida em todos os espaços”, comenta.

Já para o deputado estadual Moritos Matos, que também assistiu à palestra, os esclarecimentos e as orientações dadas por Almir Santana sobre o assunto são de extrema relevância. “Almir Santana é referência no Estado quando o assunto é Aids e é sempre importante ouvi-lo. O número de casos de pessoas com a doença tem crescido, conforme foi demonstrado, e isso é um alerta para que a sociedade se conscientize mais sobre o uso do preservativo”, disse.

Enviado pela assessoria da Secretaria de Saúde

Modificado em 30/11/2017 20:11

Universo Político: