body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Funesa participa do “Setembro Amarelo”

Por meio do Núcleo de Telessaúde em Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) estão contribuindo com o Setembro Amarelo, campanha que dedica o mês inteiro para disseminação da prevenção do suicídio. E foi esse o tema tratado na Tele-educação desta quinta-feira, dia 14, que transmitiu ao vivo a webpalestra da psicóloga Renata Roriz, coordenadora estadual da Rede de Atenção Psicossocial. A mediadora da atividade foi Anusca Barros, também integrante da Rede.

Diversos profissionais da área da saúde de 29 municípios sergipanos acompanharam a fala de Roriz, que alertou para os altos índices de suicídio no mundo todo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio. E a cada 3 segundos há alguém atentando contra a própria vida”, detalhou. Segundo ela, o suicídio acaba atingindo de 6 a 10 pessoas. “As pessoas em volta se perguntam: o que é que eu fiz ou que não fiz?”

“A gente está falando de um assunto muito sério, muito importante para todo mundo, principalmente para nós, da área da saúde, que nos dispusemos a cuidar e atender as pessoas”, completou a psicóloga, que destacou no início de sua apresentação aspectos humanos de convivência e relação.

Ela classificou os profissionais das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) como fundamentais para um trabalho preventivo e de identificação de sintomas para possível encaminhamento especializado.

“O Agente Comunitário de Saúde é fundamental. Ele entra na casa da pessoa, partilha da intimidade das famílias, conhece pelo nome, sabe quem é quem”, explicou Roriz, exemplificando como os sintomas podem ser vistos a partir das mudanças comportamentais. “Você pode reconhecer a dor, reconhecer as mudanças de comportamento ocorridas, pode perceber que tem alguma coisa ruim e pode encaminhar.”

Telessaúde Sergipe
Coordenadora do Núcleo de Telessaúde em Sergipe, Eneida Ferreira explicou que a Tele-educação é uma atividade do Telessaúde transmitida ao vivo para as unidades de saúde do estado, com possibilidade de interação à distância. Isso ajuda a tratar, por exemplo, os assuntos que estão sendo trabalhados no momento.

“O Telessaúde traz sempre temas atuais e de relevância para os profissionais de saúde do estado qualificarem o cuidado no território. A parceria da Funesa e SES tem proporcionado esses momentos de discussão através da oferta de Tele-educação, aproximando distâncias e facultando acesso ao diálogo de conteúdos pautados pela sugestão dos próprios trabalhadores da Rede”, comentou.

O diretor-geral da Funesa, Adriel Alcântara, comemorou os resultados obtidos pelo Telessaúde Sergipe ao longo de quatro anos. “Estamos com quase cem por cento de cobertura do serviço em todo nosso estado. Conseguimos chegar a 73 municípios, num total de 157 pontos do Telessaúde espalhados por unidades de saúde e órgãos públicos”, frisou o gestor.

Além dos serviços de Teleconsulta, que é uma resposta qualificada sobre saúde, baseada em evidências científicas e protocolos clínicos, e de Segunda Opinião Formativa, que são respostas classificadas pela relevância para a Atenção Primária para consulta dos profissionais, o Tele-educação também ganha destaque, na visão do diretor.

“O serviço está condizente com a realidade que a gente vive hoje, que é a de estar conectado, de poder usar a tecnologia para encurtar distâncias e disseminar conhecimento. As webpalestras fazem isso. Elas permitem que os profissionais da saúde se atualizem, inclusive participando diretamente das atividades”, afirmou.

Setembro Amarelo
Escolhida a cor amarela por representar luz, sol e vida, o Setembro Amarelo é uma ação mundial, que une várias forças, de várias instituições governamentais e não governamentais, em defesa da vida e de enfrentamento ao suicídio.

Em Sergipe, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, estará realizando no próximo dia 21, a partir das 9h30, no auditório do Palácio dos Despachos, palestras relacionadas ao tema que serão ministradas pela psiquiatra Sheila Bastos e pelo desembargador Edson Ulisses de Melo.

Além disso, ações conscientizadoras e educativas estão sendo realizadas ao longo do mês em comunidades e repartições públicas, tendo nos meios de comunicação os instrumentos usados para a realização de ações coletivas em favor da vida. Outdoors, capacitação sobre o tema e mensagens educativas estão sendo realizadas a fim de sensibilizar a população sobre a depressão e o suicídio.

Por Ítalo Duarte, da assessoria da Funasa

Universo Político: