body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Fotógrafos com Síndrome de Down homenageiam culinária aracajuana em exposição

As alunas e alunos do projeto IncluZoom – novo nome e marca da Galera do Click Aracaju, curso de fotografia para pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências – mais uma vez vão homenagear Aracaju no seu aniversário.

Completando cinco anos de existência na Capital Sergipana em 2024, o IncluZoom celebra o aniversário de Aracaju a partir de sábado, 16 de março, no Shopping Riomar com a exposição ‘Aracaju 169 Anos – Cores e Sabores’.

A mostra será aberta às 16 horas, e reúne trabalhos das 22 alunas e alunos do IncluZoom, e retrata a riqueza culinária e gastronômica da Capital Sergipana – pratos, iguarias e bares e restaurantes icônicos que agregam cor e sabor e ajudam a construir a identidade aracajuana.

A iniciativa é promovida pelo Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência – Iluminar, e apoiada pelo Ministério Público de Sergipe através do Caop de Defesa dos Direitos Humanos, Riomar Shopping, Projeto Aracaju Acessível e NEO Comunicação.

“Esta é uma forma de homenagear Aracaju pelos seus 169 anos, celebrados em 17 de março e o IncluZoom pelos cinco anos existência, além de comemorar a diversidade humana pela passagem do Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, na perspectiva de expressar sentimento de pertencimento à cidade e oferecer à sociedade um show de inclusão social e cidadania”, destaca a presidente do Iluminar Ana de Fátima Aribé.

As fotos expostas, todas realizadas pelas alunas e alunos, estão audiodescritas, com registro em QR Code, permitindo a utilização de recursos de tecnologias assistivas para garantir acessibilidade na comunicação e no consumo das informações.

Na quinta, 21 de março, a partir das 17 horas, todos os fotógrafos expositores estarão no local fotografando os visitantes da Exposição.

SERVIÇO

O que: Exposição ‘Aracaju 169 anos – Cores e Sabores’

Abertura oficial: 16 de março (sábado), a partir das 16 horas

Período: 16 a 24 de março

Horários: diariamente das 10 às 22 horas e aos domingos das 14 às 21 horas

Local: Shopping Riomar, 2º piso, no corredor de acesso à loja Riachuelo

Ficha técnica

Coordenação: Saulo Coelho

Fotógrafos instrutores: Kátia França e Saulo Coelho

Fotógrafos expositores: Alice Silveira, André Lucca, Beatriz Casali, Camila Barreto, Carlos Henrique, Fernanda Lima, Felipe de Carvalho, Flávia Guadalupe, Heitor Araújo, Isabellade Oliveira, João Marcus, Lucas Fernandes, Maria Auxiliadora, Maria Clara, Maria Luiza, Maurício Audrin, Natália Rodrigues, Nathália Silva, Ronaldo de Souza, Tatiana de Menezes, Thierry Carvalho e Victor Lucas.

Audiodescrição: Fabiana Droppa

Consultoria de Audiodescrição: Lucas Aribé

Edição: Empreendex Estúdio Criativo

Impressão: NEO Comunicação Visual

Apoio logístico: Familiares dos fotógrafos

Sobre o IncluZoom

O IncluZoom é um projeto que une fotografia, superação e muito alto astral.

Sem fins lucrativos, nasceu como uma extensão da Galera do Click, de São Paulo, iniciativa pioneira no país.

Hoje, com cinco anos de existência e atuação na capital sergipana, inova com práticas pedagógicas voltadas à realidade de Aracaju e de Sergipe, ganha vida própria e nova identidade, mantendo na sua essência o compromisso de promover o convívio produtivo de pessoas com deficiência, desfocando o preconceito e dando zoom no talento e no potencial de cada uma dessas pessoas.

Promovido pelo Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência – Iluminar, o IncluZoom tem a missão de fazer da fotografia um instrumento de inclusão social de pessoas com deficiência, por meio da aprendizagem e inserção no mercado de trabalho.

Com o slogan ‘Diversidade Humana em Primeiro Plano’, o projeto estimula a autonomia e o desenvolvimento de habilidades das alunas e alunos, em oficinas lúdicas e criativas de fotografia, visando à profissionalização desse público.

Com 22 aprendizes na faixa etária de 19 a 52 anos, o IncluZoom realiza suas aulas presenciais nas manhãs de sábado, na escola de idiomas Yázigi. Também são realizadas sessões externas e em estúdios fotográficos. Nesses cinco anos de estrada, o IncluZoom já realizou diversas mostras e exposições e fez a cobertura fotográfica de muitos eventos promovidos por organizações parceiras com foco na inclusão e cidadania.

Universo Político: