body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Fábio Reis quer disque denúncia para ajudar no combate à corrupção nas eleições

O deputado federal Fábio Reis (MDB/SE) apresentou na Câmara dos Deputados um requerimento solicitando ao ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Campos, a disponibilização e divulgação de um número telefônico de âmbito nacional para ajudar no combate à corrupção e abusos na utilização da estrutura administrativa das prefeituras.

O parlamentar afirmou que um dos pilares mais importantes da democracia é a igualdade na competição eleitoral. “A indicação tem o objetivo de intensificar os mecanismos de combate à corrupção com atuação mais efetiva na fiscalização dos municípios por parte da CGU, o que resultará em mais um órgão de acompanhamento em ano de eleições, Todos devem ter o direito igualitário de concorrer a um pleito”, disse Reis.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 147 milhões de brasileiros estão aptos a elegerem 5.570 prefeitos e 56.810 vereadores este ano. “Essas pessoas serão responsáveis pela vida de mais de 210 milhões de cidadãos que residem em seus municípios. Nada mais justo que um órgão cuja primeira missão é o combate à corrupção, esteja mais fortemente inserido também, ainda que indiretamente, no processo eleitoral brasileiro”, finalizou o parlamentar.

O deputado reconheceu que existe uma série de medidas adotadas, principalmente pelo Tribunal Superior Eleitoral, para solucionar o problema. “Tais providências, embora tenham surtido algum efeito positivo, ainda exigem uma fiscalização mais estreita. É necessário intensificar os cuidados na administração pública para que os que compõem a minoria que atuam à margem da lei não continuem impunes em seus atos.”, disse ele.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 20/02/2020 17:53

Universo Político: