body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Fábio Mitidieri propõe ampliação do ensino médio integral nas escolas do Estado

Uma das propostas para a Educação Pública de Sergipe nos próximos quatro anos apresentadas no plano de governo do candidato pelo PSD, Fábio Mitidieri, fala sobre a expansão da educação integral, estabelecendo metas e critérios de elegibilidade das escolas e municípios atendidos.

O candidato propõe a elaboração de um Plano Estadual de Educação Integral, que norteará a expansão da educação integral em Sergipe, das atuais 76 escolas (que representam 41% da rede) para 156 escolas (83% da rede).

A proposta fala sobre reestruturar, em diálogo permanente com toda a comunidade escolar, professores, alunos e gestores, o currículo da educação integral, considerando a realidade local e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo Fábio, a ampliação do ensino integral deverá contemplar múltiplas dimensões pedagógicas, como o projeto de vida, o protagonismo juvenil, o acolhimento, as disciplinas eletivas, o aprendizado na prática e a tutoria, proporcionando o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais.

As propostas apresentadas também falam sobre a criação do programa Bolsa Aprendizagem, que contemplará os alunos em situação de vulnerabilidade, que estejam cursando o Ensino Médio Integral, visando a redução dos índices de evasão escolar.

Fábio afirma que essas duas propostas irão contribuir para melhorar a qualidade do ensino público do Estado e reduzir os índices de evasão escolar. “Eu proponho a ampliação do ensino integral como forma de contribuir para a qualidade do ensino público de Sergipe e oferecer mais atividades complementares e esportivas para os jovens, além de permitir que as mães trabalhem tranquilas, sabendo que seus filhos estão na escola. Já o Bolsa Aprendizagem, permitirá que o jovem ajude no complemento da renda em casa sem a necessidade de abandonar os estudos para trabalhar”, disse o candidato.

Outras propostas

O plano de governo de Fábio Mitidieri também pretende fomentar ações voltadas para a implementação de temas de relevância para o desenvolvimento da cidadania, tais como o empreendedorismo, educação financeira, violência doméstica e respeito à mulher, questões étnico raciais, educação para o trânsito, educação ambiental, prevenção ao uso de drogas entre outras.

 

Fábio apresenta propostas para a Saúde Pública de Sergipe na Somese

O candidato ao governo pelo PSD, Fábio Mitidieiri, e o vice Zezinho Sobral apresentaram as propostas do plano de Governo referentes à saúde pública do estado para representantes da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), na manhã desta quinta-feira, dia 08.

Dentre as propostas apresentadas, Fábio destacou a prioridade para a descentralização dos serviços de saúde, com a construção de hospitais regionais no interior; a valorização dos profissionais de saúde e promoção do diálogo permanente com a categoria; investimentos em inovação e tecnologia, com a implantação do Sistema de Prontuário Eletrônico Único e sistema de consultas por telemedicina; criação do Programa Opera Sergipe, para agilizar a realização das cirurgias eletivas; criação de três novos Centros Diagnósticos e ampliação da lista dos exames realizados; fortalecimento dos hospitais regionais, ampliando as especialidades; garantia do pleno funcionamento do Hospital do Câncer e construção de Centros de Equoterapia públicos.

Fábio Mitidieiri e Zezinho Sobral têm experiência na área e compromisso com a melhoria dos serviços de saúde em Sergipe. “Minha família atua nessa área médica há muitos anos aqui em Sergipe. Eu já trabalhei nas empresas da minha família e tenho experiência na gestão da Saúde. O meu vice Zezinho Sobral também já foi secretário de Saúde do Estado e conhece as demandas e o funcionamento dos serviços em Sergipe. Quando eleitos, teremos atenção especial para essa área. Quero promover a formação continuada das equipes de saúde, criação e implantação da residência multiprofissional, em todas as carreiras de saúde e ampliação da residência médica, de acordo com a necessidade da rede de saúde. Aqui nós já discutimos a criação dessa residência como forma de dinamizar o atendimento e oferecer mais conhecimento”, promete.

O presidente da Somese, Hesmoney Ramos, elogiou as propostas para e reforçou a importância da criação de uma residência médica no estado. “Esse debate é importante para que a sociedade médica possa conhecer as propostas do candidato e apresentar as suas ideias e as demandas do sistema. Fábio nos apresentou boas ideias para a Saúde do e ficamos contentes em saber que ele planeja criar uma residência médica aqui. Já era uma demanda da sociedade médica, até para dinamizar os serviços”, disse.

Outras propostas

O plano de governo da coligação Novo Tempo pra Sergipe, formada por Fábio, Zezinho e o candidato ao Senado, Laércio Oliveira, também pretende fortalecer o atendimento voltado aos sequelados da Covid-19 e outras doenças e fortalecer os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Enviado pela assessoria 

Modificado em 09/09/2022 11:28

Universo Político: