body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Estado investe em concursos para reforçar segurança

Desde 2014, o Governo do Estado de Sergipe já realizou nove concursos públicos na área de segurança. Foram realizados e já concluídos os concursos da PM/SE 2014, Perícia Criminal e Polícia Civil, nos quais foram convocados 1.985 aprovados, ampliando o efetivo da Secretaria e reforçando a segurança dos sergipanos. Laçados este ano, estão em curso os concursos da PM 2018 para oficiais e soldados, Agentes Prisionais, soldado e oficial do Corpo de Bombeiros e delegados da Policial Civil, os quais, inicialmente, devem convocar mais 652 profissionais. Ao todo, os certames devem resultar na contratação de 2.637 homens e mulheres para atuarem na área de segurança no estado.

No último domingo (14), o governo realizou a prova do concurso para delegado substituto da Polícia Civil do Estado de Sergipe, cujo edital disponibiliza 10 vagas para contratação imediata dos profissionais aprovados. Com jornada de trabalho de 36 horas semanais e salário inicial de R$ 11.000,00, o certame para delegado visa a proporcionar melhor segurança à população do estado. O último concurso para essa área havia sido realizado em 2006.

“A realização desse concurso público é muito importante tendo em vista a necessidade de reforçar o combate ao crime organizado, expandindo investigações especializadas no interior sergipano e suprindo a defasagem desses profissionais na capital. Nosso foco prioritário será a ampliação dos serviços especializados do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), Departamento de Narcóticos (Denarc), Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) e Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) nas principais regionais do estado”, destacou a delegada-geral da Polícia Civil, Katarina Feitosa.

Segundo a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela organização do certame, contabilizou 4.677 candidatos inscritos para vagas de ampla concorrência, 124 candidatos com deficiência e 812 candidatos negros.

O edital de resultado final nas provas objetivas e de convocação para a prova discursiva será publicado no Diário Oficial do Estado de Sergipe, e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/pc_se_18_delegado, na data provável de 19 de novembro de 2018. A segunda etapa do concurso, a prova discursiva, de acordo com o edital, está prevista para ser aplicada em 25 de novembro de 2018.

Concursos

Além do concurso para delegado substituto, o Governo de Sergipe já realizou, este ano, concurso para soldado e oficial da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro, e para Agente Prisional.

Com provas realizadas em julho deste ano, o concurso público da Polícia Militar de Sergipe (Concurso PM SE 2018) visa ao preenchimento de 330 vagas nos cargos de soldado PM 3ª Classe combatente (300) e oficial (30).

Já os concursos para o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) 2018, segundo o edital, têm como objetivo o preenchimento de 212 vagas, sendo 200 para soldado combatente e 12 para oficial combatente. As provas objetivas foram aplicadas em junho deste ano.

Também neste ano, em julho, foram realizadas as provas do concurso para guarda prisional de Sergipe. Segundo a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), 26.321 candidatos se inscreveram para as 100 vagas disponibilizadas no edital.

Já o concurso da PM 2014 resultou na convocação de 1.441 PMs. Na PC, foram 423 convocados por meio do certame de 2014, o que corresponde a 53 escrivães e 370 agentes de Polícia Judiciária.

Enquanto para a Coordenadoria Geral de Perícias (Corgep) foram 121 convocados entre peritos criminais em sete áreas de atuação, agente técnico de Necropsia, perito Médico Legista, perito Odonto Legal e papiloscopistas.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 16/10/2018 18:45

Universo Político: