body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Entidades médicas e de enfermagem reconhecem “avanço significativo” das ações de saúde em Aracaju

O prefeito Edvaldo Nogueira e a secretária Waneska Barboza voltaram a se reunir, na manhã desta quarta-feira, 1º, com as entidades representativas dos profissionais de saúde do Estado para avaliação das ações desenvolvidas pela administração municipal no enfrentamento ao coronavírus em Aracaju. De forma unânime, os representantes dos médicos e enfermeiros se mostraram satisfeitos com as medidas tomadas até o momento e reconheceram que a gestão tem atendido às proposições feitas por eles, assegurando condições de trabalho aos profissionais e oferecendo um atendimento melhor ao cidadão.

“Mais uma vez fiz questão de me reunir com os conselhos de Medicina e Enfermagem, com a Sociedade Médica e com o Sindicato dos Médicos para ouvir suas propostas e para avaliarmos juntos as medidas que temos tomado para atendimento aos pacientes com síndromes gripais e ao planejamento da gestão no combate ao coronavírus. A Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, deu importantes encaminhamentos da pauta apresentada por eles na primeira reunião e seguiremos discutindo juntos os protocolos e fluxos de trabalho para que possamos prestar o melhor atendimento ao cidadão, sem descuidar dos profissionais da Saúde”, afirmou Edvaldo.

Para o presidente da Sociedade Médica de Sergipe, José Aderval Aragão, “a Prefeitura, através do prefeito Edvaldo Nogueira e da Secretaria Municipal da Saúde, tem feito um trabalho muito digno”. “A gestão tem colocado as informações na mesa, mostrando tudo o que está acontecendo, ouvindo as demandas, vendo o que pode ser melhorado, construindo junto o que é necessário. Tem sido uma conversa honesta e sincera”, disse.

“Avanço significativo”

Da mesma forma, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Diego Rafael, destacou que “a Prefeitura já atendeu várias sugestões feitas pelas entidades”. “Aracaju apresenta um avanço significativo comparado a outros municípios.Várias sugestões da reunião anterior foram executadas. É um momento importante de contribuição. Avaliamos o que já foi feito e o que necessita ser realizado”, disse.

O presidente do Sindicato dos Médicos também afirmou que “houve avanço” nas pautas apresentadas na primeira reunião, como a instalação de contêineres nos hospitais municipais para atendimento de pacientes com síndromes gripais. “Está sendo bom, pois tem tido a troca de ideias. Acho positiva a presença do prefeito. O objetivo de todos é melhorar os serviços que existem. As entidades estão sendo porta-vozes dos profissionais e a gestão absorvendo as nossas ideias”, declarou.

Representante do Conselho Regional de Medicina, José Eduardo Assis avaliou que, “ao escutar todo mundo”, a Prefeitura de Aracaju “está tendo uma ação mais organizada”. “É importantíssima esta reunião. Não tem medidas unilaterais, porque a Prefeitura está discutindo com os diversos segmentos da Saúde”, pontuou.

A secretária Waneska Barbosa agradeceu as contribuições dadas pelas entidades e reiterou a disposição do governo municipal em trabalhar junto aos representantes dos profissionais para todo alinhamento das ações. “Temos discutido a construção dos protocolos, dos fluxos de atendimento, da capacitação dos profissionais, sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual, para assim prestar um serviço eficiente à população aracajuana”, disse.

Simulador

Ainda na reunião, O Núcleo de Inovação da Prefeitura apresentou o “SimulaCovid”, um simulador de cenários de demanda hospitalar para pacientes com coronavírus, a partir da necessidade de leitos. A plataforma pioneira, elaborada pelo Instituto Arapyaú em parceria com a Prefeitura de Aracaju, está sendo incorporada pelo Ministério da Saúde e tem como função permitir a antecipação de ações de acordo com a evolução de contágio do vírus na cidade.

Modificado em 01/04/2020 17:47

Universo Político: