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Encontro remoto reúne educadores para apropriação dos resultados da Plataforma do Saese

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizou nesta sexta-feira, 25, um encontro virtual, por meio do YouTube da Educação Sergipe, para apropriação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese). O público-alvo foram gestores escolares, coordenadores municipais e regionais, pontos focais do Programa Alfabetizar pra Valer e diretores Seplen.

O Saese foi realizado em Sergipe durante as aulas remotas em função da pandemia de covid-19, o que exigiu uma força-tarefa conjunta entre os municípios para mobilizar e realizar a avaliação. Nesse contexto, o superintendente executivo da Seduc, José Ricardo de Santana, ressaltou que “é fundamental olhar os dados e verificar em que ponto nós estamos, e a escola pode investigar como está o aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática de cada turma, possibilitando o trabalho de buscar da melhor forma possível suprir essas necessidades dos alunos no dia a dia”, ressaltou, indicando a necessidade do reforço escolar na recomposição da aprendizagem, fator extremamente importante após esse período de pandemia.

Segundo a diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (CEAVE), Jonielly Cruz, diante dos resultados do Saese, é recomendado que “quanto mais os nossos educadores fizerem uso da plataforma e identificarem possibilidades de melhoria ou até nos dar feedback do que mais gostou e como está utilizando, vamos tornar essa ferramenta institucionalizada, de modo que faça sentido para o gestor que está na escola, para o professor na sala de aula, e qualificar os seus processos de avaliação, as suas intervenções pedagógicas, o seu planejamento, olhando para as reais necessidades dos nossos estudantes”, relatou.

De acordo com a chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (Segsae), Kátia Suzane Travassos, “os objetivos do encontro foram esclarecer as dúvidas, interpretar e dar significado aos dados que foram gerados a partir do nosso Sistema de Avaliação da Educação Básica”, disse, informando que outros momentos como este serão agendados para dar continuidade aos estudos dos resultados do Saese.

O encontro foi conduzido pelo especialista em avaliação educacional da Fundação Cesgranrio, Leandro Marino. A instituição parceira foi a responsável por construir e gerenciar a logística de aplicação do Saese junto à Seduc. Os resultados foram projetados na Plataforma de Devolutivas Pedagógicas, cujos diferenciais são a interatividade e a facilidade de consultar os dados tanto por especialistas em educação quanto pela comunidade escolar e a sociedade em geral.

“Sabemos que existe uma dificuldade inerente à leitura de dados e, ainda mais dados de avaliação, então estamos trazendo o máximo de interatividade e clareza nas informações. Este encontro de hoje acontece no sentido de buscar clareza para que sejam possíveis o entendimento e a apropriação dos dados a fim de que realmente possamos fazer juntos a diferença na educação sergipana”, relatou Marino.

O especialista educacional mapeou todo o site, explicando cada uma das funcionalidades, sobretudo os indicadores das turmas e, especificamente, dos alunos. Leandro Marino discorreu sobre os conceitos e indicações da matriz de referência do Saese, escalas de desempenho, nível de desempenho, análise pedagógica, análise estatística, diferenças de desempenhos entre meninos e meninas, distorção idade-série, entre outros indicadores.

Modificado em 25/03/2022 13:58

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