body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Emsurb intensifica limpeza de canal no Ponto Novo

 

A limpeza dos canais para escoamento da água de chuva é um dos serviços realizados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). A atividade desenvolvida manualmente ou com auxílio de maquinário específico acontece simultaneamente em diferentes bairros da cidade, seguindo roteiros com dias e locais que obedecem a prazos a fim de tornar a limpeza constante e observam os períodos mais chuvosos do ano.

Nesta terça-feira, 2 de julho, um dos canais limpos foi o que fica localizado na rua João Gomes, bairro Ponto Novo. Mesmo com a limpeza realizada há menos de um mês no mesmo canal, a chuva ocorrida no último fim de semana causou transbordamento e transtorno para os moradores da região. Segundo o coordenador de limpeza pública da Emsurb Everaldo Ferreira, a limpeza do canal é constante, mas nos últimos meses a vasão do fluxo ficou comprometida devido ao mau escoamento no ponto que fica sob a obra de duplicação do viaduto em frente ao Detran.

Além disso, o descarte irregular de lixo e entulho nas margens do canal também comprometem o fluxo da água. “Adotamos uma nova medida de uma vez por semana realizar a limpeza do canal com o auxílio de uma equipe com 12 agentes de limpeza. A ideia é amenizar o problema de acúmulo de resíduos por conta da obra do Detran e do descarte irregular de lixo, que é uma prática muito comum no local pelos próprios moradores e também por carroceiros”, esclareceu o diretor de Controle Operacional da Emsurb, Robert Willyam.

O proprietário de uma oficina de produtos elétricos localizada em frente ao canal, Fleury Messias, disse que o transbordamento ocorre em parte da extensão do canal, mas que muriçocas e animais transmissores de doenças como ratos e baratas são vistos em toda a região, principalmente pela quantidade de lixo que os moradores jogam. Já o morador Acácio Santos ressalta que o alagamento das ruas sempre aconteceu em dias com muita chuva, mas que depois do início das obras do viaduto o canal transborda com qualquer chuva.

 

Enviado pela Secom da PMA