body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“Empresários querem o maior aumento que até agora se solicita”, diz Iran sobre tarifa do ônibus:

Em sessão plenária na Câmara de Aracaju, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 2, o vereador Iran Barbosa (PT) apresentou  um gráfico explicando como está se dando a majoração da tarifa  de ônibus este ano. Para o vereador, nos últimos anos, o reajuste  foi maior que a inflação. “Aqui em Aracaju, os empresários querem o maior aumento que até agora se solicita. Se isso se confirmar, Aracaju vai continuar sendo, como é hoje, um dos municípios com 500 mil habitantes que tem a tarifa mais cara do país. Se observarmos no período de 2005 a 2015, o acumulado de reajuste do valor da tarifa é algo em torno de 88,57%. A inflação no mesmo período cresceu 59%. O valor da tarifa cresceu mais do que a inflação e cresceu mais do que o valor do reajuste dos salários dos cobradores e motoristas”.

Segundo o vereador, os estudos mostram que ao longo do período houve uma inchação no valor colocado nas planilhas porque embutiram neste valor do cálculo das despesas da tarifa coisas que não podiam mais estar lá. “Como câmeras de ar, pneus que não têm mais a vida longa que tinham. Eu fui com minha assessoria nos lugares onde existem os insumos que estão na planilha e provei que os valores que eram colocados na planilha eram mais elevados do que os valores nos balcões das lojas. O povo de Aracaju não pode continuar pagando uma das tarifas mais caras deste país”, disse.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), já anunciou que  determinará reajuste na tarifa até o final do mês de agosto. A proposta dos empresários gira em torno de 29% e estará em análise ao logo do mês.

Por Luiz Sérgio Teles

Modificado em 02/08/2017 19:49

Universo Político: