body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Eliane Aquino se reúne com presidente do CMDM

Dando continuidade à agenda voltada à promoção e garantia dos direitos das mulheres, a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social e Cidadania de Aracaju, Eliane Aquino, se reuniu na manhã desta terça, 31, com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Adélia Pessoa.  Em pauta, o compromisso da Prefeitura em buscar fortalecer os conselhos de direitos e trabalhar de modo a fortalecer as políticas públicas para os grupos vulneráveis.

Para a diretora da Diretoria de Direitos da Semasc, Lídia Anjos, o encontro foi muito importante, pois reafirma o compromisso da atual gestão em valorizar a participação social. “O CMDM é uma instância que reúne a representação governamental e não-governamental para o debate em torno do desenvolvimento das políticas públicas para as mulheres. Manter esse diálogo aberto e uma constante parceria entre o órgão colegiado e a Semasc é nosso maior desejo”, explicou.

Durante a reunião, Adélia Pessoa, que também integra a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE e o Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM), apresentou um panorama sobre as ações desenvolvidas atualmente pelo Conselho e também uma proposta para a realização de uma agenda extensa de atividades em alusão ao Dia da Mulher, comemorado em 08 de março.

Para a presidente do CMDM há temas que precisam ganhar uma atenção especial com a maior brevidade possível, a exemplo do trabalho de ressocialização dos agressores. “Precisamos trabalhar diretamente com os agressores para que possamos evitar a reincidência. Um outro desafio é articularmos parcerias que possibilitem um mapeamento mais criterioso de todos os processos de violência contra a mulher, mas traçando um diagnóstico que não apresente somente números, mas também questões importantes como motivações e circunstâncias”, afirmou Adélia.

Reafirmando seu compromisso com o diálogo permanente com os Conselhos, Eliane Aquino se comprometeu em estudar todas as solicitações e dar celeridade aos encaminhamentos. “Vamos auxiliar o Conselho em tudo que estiver ao nosso alcance para o fortalecimento das ações que visem ao empoderamento das mulheres e a garantia dos seus direitos. Nossa Diretoria de Direitos Humanos, inclusive, irá trabalhar no mesmo espaço físico ocupado pelos conselhos municipais para facilitar o constante diálogo e a construção coletiva”, esclareceu.

Universo Político: