body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Eleições dos Conselhos Escolares são realizadas em mais de 200 unidades escolares

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realiza, por meio da Coordenadoria de Gestão Democrática, Articulação e Assistência aos Municípios (Cogedam), nesta segunda-feira, 3, as eleições para escolher os representantes dos Conselhos Escolares. Mais de 200 unidades escolares participam deste processo.

De acordo com a diretora da Cogedam, Simone Paixão, a elaboração do Edital para o Processo Eleitoral dos Conselhos Escolares da Rede Estadual contou com a colaboração e sugestões dos representantes da Seed, Sintese e das Diretorias Regionais de Educação (DREs). “A gestão democrática favorece os avanços no universo escolar. Ela é possível a partir do fortalecimento dos Conselhos Escolares”, disse.

A diretora do Colégio Estadual Professora Valnir Chagas, Katianamara Ramos da Purificação salientou que o Conselho Escolar tem função deliberativa, administrativa e financeira. “Com o envolvimento de todos os membros é possível pensar em ações que priorizem melhorias”, declarou.

A aluna do 9° ano do Colégio Estadual Professora Valnir Chagas, Vanessa Leal Paiva Nunes, é uma das candidatas para representar os alunos. Para ela, a gestão democrática promove avanços significativos no universo escolar. “Se eu for eleita irei lutar para que todas as solicitações sejam atendidas”, afirmou.

Raphael Lopes dos Santos é secretário do Colégio Estadual Professora Valnir Chagas e candidato na chapa de funcionários. Para ele é necessário pensar em ações que possam priorizar a melhoria da qualidade do ensino. “É importante o envolvimento e a participação de todos os segmentos para desenvolver um excelente trabalho dentro da escola”, comentou.

Eleições

O processo eleitoral é coordenado pela Comissão Eleitoral Estadual/Seed, em parceria com as Comissões Eleitorais Regionais, constituídas nos termos da Portaria nº 4.028, de 22 de maio de 2017, obedecidas as normas do Edital e que tem como apoio a Coordenadoria de Gestão Democrática, Articulação e Assistência aos Municípios (Cogedam) da Secretaria de Estado da Educação.

Estão aptos a participar do processo eleitoral os representantes dos segmentos de alunos, de pais ou responsáveis legais, professores e pedagogos, bem como os demais servidores da comunidade escolar. Poderão concorrer à vaga de representante da Comunidade Local no Conselho Escolar, membros de instituições comunitárias, associações de moradores e outras entidades com fins similares localizadas nas imediações da escola.

Os membros do Conselho Escolar têm mandato de três anos e podem ser reeleitos por uma única vez para mandato consecutivo não remunerado. A função de membro do Conselho Escolar é considerada relevante no âmbito do funcionamento da escola.

De acordo com Simone Paixão, muitas unidades escolares ainda estão de férias e por isso as eleições acontecerão em outra data e também será lançado mais um edital.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 04/07/2017 07:15

Universo Político: