body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Elber cobra soluções para problemas em posto de saúde

Prefeitura de Aracaju assegura que já tem encaminhadas duas soluções

O vereador Elber Batalha (PSB) usou a tribuna da Câmara de Aracaju, nesta terça-feira, dia 4, para cobrar soluções para os problemas enfrentados pelas pessoas que precisam dos serviços do Posto de Saúde Niceu Dantas, no bairro Mosqueiro, na Zona de Expansão de Aracaju. Segundo Elber, o posto funciona em uma pequena casa alugada em condições precárias.

“Mal cabem seis pessoas, mas funciona como um Posto de Saúde. Um quarto adaptado para ser consultório. Apenas um médico para atender toda comunidade – e apenas, uma vez na semana, vai um pediatra. Segundo dados do Conselho Municipal de Saúde, a comunidade do Mosqueiro conta com aproximadamente 1.200 crianças, onde são distribuídas semanalmente apenas 10 fichas para atendimento pediátrico”, disse.

Segundo o vereador, em 2013, durante o mandato anterior do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) existiam recursos em caixa para a construção de um posto de saúde naquela localidade, mas isso não foi feito. “Entrou o ex-prefeito João Alves Filho, o dinheiro ainda estava no caixa e, ao invés de construir, ele derrubou o que existia e não conseguiu também construir um novo posto”, lamentou.

De acordo com o vereador, diante do problema, a comunidade se mobilizou e localizou um imóvel cujo proprietário se predispôs a construir um Posto de Saúde, equipá-lo e alugar à Prefeitura de Aracaju. “Esse projeto foi entregue à Secretaria (de Saúde), há dois anos, e não tomam uma providência. As tratativas não avançam. Sugeri uma mobilização do núcleo da saúde da Defensoria Pública de Sergipe, órgão que faço parte, para que ingressasse com uma Ação Civil Pública para resolver essa questão”.

Soluções da Prefeitura de Aracaju

A Prefeitura de Aracaju, por sua vez, explicou que tem encaminhadas duas soluções: uma paliativa (o aluguel de um imóvel) e outra definitiva (a construção de um Posto de Saúde). No caso da primeira, a PMA já localizou um imóvel e negocia com o proprietário para que ele faça as devidas adequações necessárias ao funcionamento pleno do posto.

Segundo o jornalista Elton Coelho, assessor do prefeito Edvaldo, a experiência deu certo no Posto de Saúde Elizabeth Pita, no bairro Santa Maria. “A gestão anterior (João Alves) derrubou os dois postos e não construiu. Perdeu as duas verbas para a construção”, explicou Elton Coelho, referindo-se aos recursos mencionados pelo vereador Elber.

A solução definitiva, anuncia Elton Coelho, está numa emenda ao Orçamento da União apresentada pelo deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) para a construção de um Posto de Saúde no Mosqueiro e a aquisição de todo o equipamento necessário ao funcionamento. “Está tramitando. Mas, enquanto não construímos, vamos alugar como no Santa Maria”, disse.

Modificado em 04/06/2019 18:22

Universo Político: