body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Edvaldo reúne ativistas da Causa Animal para que colaborem com Programa de Governo

De maneira inovadora, o prefeito Edvaldo Nogueira, candidato à reeleição pelo PDT, ampliou o diálogo com os setores da sociedade aracajuana para construir um Programa de Governo participativo e que atenda as reais necessidades da população. Neste sentido, ele realizará, ao longo da campanha eleitoral, reuniões temáticas, para aprofundar as propostas que já estão no seu programa e acrescentar novas ideias e compromissos apresentados pelos cidadãos. A primeira reunião, inclusive, já foi realizada, com ativistas da causa animal, estudantes e dirigentes de organizações não-governamentais, que puderam expor suas preocupações em relação ao assunto e sugerir projeto.

“Este é um novo momento, no qual queremos ouvir a população sobre temas que são importantes para a cidade e sobre os quais precisamos avançar. Nosso Programa de Governo, já foi registrado na Justiça Eleitoral, mas é um documento aberto a colaborações. Por isso, esta reunião é tão importante, porque, ao ouvir as demandas e sugestões, poderemos enriquecer o nosso Plano e firmar novos compromissos. O objetivo principal é construir um projeto coletivo, para ser, efetivamente, colocado em prática nos próximos quatro anos”, afirmou o prefeito.

Candidata a vice-prefeita, a delegada Katarina Feitoza ressaltou que as reuniões temáticas se revestem de grande importância, pois são um momento de todos contribuírem para a construção de políticas públicas efetivas.

“Na atual gestão, Edvaldo se voltou para os problemas da cidade mais urgentes, diante do quadro de dificuldades que ele encontrou ao assumir a prefeitura em 2017. Agora, com a cidade organizada, as finanças em dia e com um amplo programa de investimentos em cursos, é possível avançar para outros temas. Por isso, convidamos pessoas que estão imbuídas no mesmo propósito do cuidado com os animais para serem ouvidas por nós, para que, a partir destas contribuições, construamos políticas públicas efetivas nesta área”, reiterou.

Propostas concretas

No encontro com mais de 20 representantes da pauta animal, Edvaldo apresentou o que já está inserido em seu Programa de Governo: (1) implantar uma clínica de saúde veterinária para consultas básicas e vacinação; (2) implantar o ‘Pró-animal’, programa que possibilite o acesso de animais em situação de risco e atendimento de urgência para animais à rede particular de saúde, por meio de parcerias público-privadas; (3) criar uma casa de acolhimento temporário para animais recolhidos e dispostos para posterior adoção; (4) desenvolver ações de proteção aos animais que atuam com carroças – projeto ‘Cavalos de lata’ em parceria com iniciativa privada.

“Estes são os pontos que já inserimos no nosso programa, com os quais nos comprometemos, a partir de um debate com alguns setores da nossa coligação que já atuam nesta área. E, com estas reuniões temáticas, queremos uma participação mais ativa da sociedade, tanto para avaliar o que já estamos propondo, quanto para evoluir em novas questões”, ponderou Edvaldo.

Presente na reunião, o ativista Lucio Assis definiu a reunião como uma atitude “muito nobre” do prefeito. “Demonstra que o prefeito está disposto a ter uma visão mais sensível à causa animal e aberto a escutar as demandas desta área”, afirmou ele, que propôs ações de conscientização por parte da Prefeitura relacionadas a maus-tratos de animais e a implantação de um gatil e de um canil.

Membro da comissão da causa animal na Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe, Danielle Ferreira, afirmou, no encontro, que Aracaju tem a oportunidade ser reconhecida como Cidade Amiga dos Animais, a partir do momento em que desenvolva algumas iniciativas de proteção aos animais. Ela propôs a instituição do Conselho Municipal dos Direitos dos Animais.

O encontro, que aconteceu na última sexta-feira, 25, foi o primeiro de uma série de reuniões que ocorrerão semanalmente, para que as ideias sejam discutidas e aprofundadas. Assim que os integrantes do grupo temático chegarem a um consenso das propostas, elas serão avaliadas para inclusão no Programa de Governo.

“Mais do que sugerir ideias, o que queremos é a definição de propostas detalhadas. Não é só lançar a ideia, mas estabelecer como será implantada, em que locais, com quais objetivos e seus custos. Queremos que nossas propostas se tornem realidade, por isso é tão importante que sejam factíveis”, afirmou Edvaldo.

Enviado pela assessoria

Universo Político: