body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Edvaldo entrega reforma e ampliação da creche Ana Luíza Mesquita da Rocha

“Toda vez que inauguro uma escola, a minha esperança de um futuro melhor se renova. A educação é a base fundamental para o desenvolvimento. Não há futuro sem investimentos na educação”. A afirmação foi feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira, nesta terça-feira, dia 1º, ao entregar a reforma e ampliação da creche Ana Luíza Mesquita da Rocha.

Localizada no bairro José Conrado de Araújo, a unidade de ensino foi totalmente modernizada para receber crianças, na primeira infância, em período integral, completando o projeto de reestruturação do complexo educacional, que foi iniciado no mandato anterior de Edvaldo. Para esta segunda etapa, foram investidos quase R$ 600 mil, com recursos próprios da Prefeitura.

“Esta é uma unidade muito importante para o nosso município e é com imensa alegria que entrego hoje a segunda etapa do projeto que idealizamos para ela, para transformá-la em um ambiente melhor e mais digno às crianças que aqui estudam e aos professores que aqui lecionam. A creche é uma unidade em período integral e para modernizá-la, fizemos uma reforma completa, com a instalação dos mais modernos equipamentos para o aprendizado das crianças. Por isso é uma alegria muito grande reinaugurar esta creche, completando a obra deste complexo educacional e garantindo aos filhos dos cidadãos aracajuanos que mais precisam uma educação de qualidade”, destacou o prefeito.

Em seu discurso, Edvaldo enfatizou os investimentos que a administração tem feito nas escolas do município “para transformar a rede municipal de ensino”. “Eu tenho o sonho de fazer da escola pública um modelo educacional que se assemelhe, ou seja até melhor, do que o da rede particular porque eu sei a importância que a educação pode ter no futuro de uma criança. Eu sou fruto da educação e me orgulho muito disto. Nós podemos levar a nossa cidade ao desenvolvimento, se investirmos, hoje, nos cidadãos do amanhã. E a obra que realizamos neste complexo educacional, representa o meu, o nosso compromisso, com o futuro da nossa cidade. Este é o modelo que sonhamos e que estamos implantando em todas as escolas que entregamos”, ressaltou.

Investimentos

Fruto de um investimento total de R$ 592.241,90, com recursos próprios da Prefeitura, a creche foi totalmente reconstruída e passou a contar com sala de leitura, refeitório, área de serviço com lavanderia, depósito de material de limpeza, banheiros infantis e adultos adaptados para pessoas com deficiência, secretaria e almoxarifado. A obra também incluiu a ampliação de três berçários, com inclusão de banheiros infantis dentro de cada um com área para banho; de depósitos; e da cozinha.

“A creche é um complemento desta escola principal, de ensino infantil. Juntas, elas formam um complexo. A primeira parte do projeto para recuperação desta unidade foi entregue em 2019 e, agora, nós entregamos a segunda, cumprindo com o desejo da comunidade escolar. É uma reforma com grande significado porque, com ela, nós conseguimos integrar as áreas, oportunizando um ensino de qualidade às crianças, na primeira infância. Transformamos a unidade em um local moderno, que cumpre todas as normas de acessibilidade, com tecnologia para o ensino, ou seja, é um reforma que contribuirá muito para o ensino que é oferecido neste complexo educacional”, detalhou o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, a nova unidade também conta com salas climatizadas, televisão e internet em todos os ambientes. “Em 2019, entregamos a primeira etapa do projeto, com a reforma da escola infantil, mas tínhamos o compromisso de completar esta obra e entregar à comunidade a creche, também reestruturada. E foi o que fizemos. A mudança foi totalmente modificada para garantir às crianças deste bairro o acesso ao ensino de qualidade, com a dignidade e inclusão que elas merecem. Nenhuma criança pode ficar fora da escola, mas esta criança não pode se manter dentro da escola, sem dignidade para o aprendizado. E esses princípios se materializam na gestão do prefeito Edvaldo”, salientou.

A diretora do complexo educacional Ana Luíza Mesquita da Rocha, Erica Rejane dos Santos, comemorou a revitalização do espaço. “Esse trabalho com a criança, na educação infantil, precisa ser muito minucioso. Muitas se matriculam com 1 aninho e seguem, aqui, até a pré-escola, com seis anos. Então, é o pilar. Por isso este é um momento de grande realização. A creche foi completamente estruturada e, sem sombra de dúvidas, as crianças serão muito bem cuidadas. Nosso trabalho pedagógico já era muito eficiente e com essa parte estrutural completa, se tornará ainda mais”, reiterou.

Acompanharam a entrega a vice-prefeita, Katarina Feitoza, o ex-governador Jackson Barreto, os vereadores pastor Eduardo Lima, Fábio Meireles, Ricardo Vasconcelos, Antônio Bittencourt, Breno Garibalde, Binho pelo Social, Sávio Neto de Vardo e Anderson de Tuca, além da comunidade escolar.

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

Universo Político: