body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Edvaldo entrega reforma do Caps AD Primavera

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) entregou, na manhã desta quarta-feira, dia 13, a reforma do Centro de Atenção Psicossocial AD Primavera. Localizado no bairro Atalaia, o Caps passou por completa reestruturação para prestar um atendimento ainda mais qualificado aos cidadãos aracajuanos.

Ao todo, foram investidos R$ 940 mil na obra, através de convênio entre a Prefeitura e o governo federal. Com a conclusão da reforma, mais de 200 usuários que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, serão acolhidos na sede própria do Caps, que funcionava em um prédio alugado.

“Esta é uma obra muito importante para a nossa gestão. O Caps AD Primavera é fundamental, porque acolhe usuários de álcool e outras drogas e havia a necessidade de garantirmos uma infraestrutura ainda melhor, para prestar atendimento a estas pessoas, que tanto precisam de nós. Então, praticamente, construímos uma nova unidade, com todo o conforto e infraestrutura necessária para que esses aracajuanos possam se tratar e possam ser reinseridos na sociedade”, destacou o prefeito.

Ao fazer a entrega da estrutura física do Caps, Edvaldo ressaltou que o local entrará em funcionamento na próxima semana, completamente equipado. “Faremos a mudança para este novo prédio, uma vez que, atualmente, o Caps Primavera funciona em um ambiente alugado. Assim como o outro espaço, este local funcionará 24 horas para assegurar todo o atendimento necessário aos usuários, através de uma equipe multidisciplinar muito bem preparada. Estou muito feliz em conseguirmos avançar com essas obras, tão significativas para nossa gestão, retomando serviços essenciais para o nosso município e que ficaram represados nos últimos anos, em virtude da pandemia”, reforçou.

Novo prédio

O projeto contemplou a reforma de três consultórios, sala de atendimento, sala de acolhimento adulto, sala de acolhimento noturno, vestiários, refeitórios, sala de observação, farmácia e posto de enfermagem. Além disso, o prédio foi adequado para obter espaços para convivência, oficina terapêutica, cozinha adaptada e sala de costura para projetos intersetoriais de geração de renda.

“A estrutura principal do Caps já existia, mas elaboramos um projeto amplo para adequação do espaço, com o objetivo de receber, da melhor forma, os usuários. Então nós construímos estruturas internas, criando novas áreas, para a realização das diversas atividades que são oferecidas aqui. Hoje é um Centro de Atenção Psicossocial com mais estrutura, mais qualidade, para atender melhor os usuários do sistema de Saúde do município”, detalhou o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.

Atendimento

Categorizado como tipo 3, o Centro de Atenção Psicossocial AD Primavera, atende mais de 200 usuários, com idade a partir de 30 anos, que fazem o uso prejudicial de álcool e outras drogas. Com atendimento 24 horas, a unidade dispõe de leitos para acolhimento noturno, assim como o Caps AD Vida, que recebe crianças e jovens, com até 29 anos. Atualmente, o Centro possui uma equipe multidisciplinar, com 30 profissionais, a exemplo de farmacêutico, médicos clínicos, psiquiatra, oficineiros, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, profissionais de Educação Física e técnicos de enfermagem.

“É um momento muito feliz porque, desde 2013, foi feito o convênio, junto ao Ministério da Saúde, para reforma deste Caps e, durante toda a gestão anterior, o recurso não foi empregado na obra, estando prestes a ser devolvido. Quando chegamos, em 2017, na gestão do prefeito Edvaldo, houve um engajamento grande da equipe para que o recurso não fosse devolvido e pudesse ser, de fato, empregado na reforma do prédio, que estava funcionando em um local alugado. Então, hoje é um dia de muita felicidade porque conseguimos finalizar a reforma, garantindo um espaço próprio para este Caps onde vamos atender mais de 200 usuários, que são dependentes de álcool e outras drogas. Aqui, teremos a oportunidade de dar continuidade a este trabalho de reinserção dessas pessoas na sociedade, então, é um equipamento muito importante”, expressou a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Caps e UBS’s de referência

Dos seis Caps disponibilizados pela Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) de Aracaju, cinco funcionam em regime de plantão 24 horas, por dia, categorizados como tipo 3, e um em horário comercial, de segunda a sexta-feira, se enquadrando no tipo 2. Do total, quatro Caps atendem pessoas em sofrimento psíquico e transtorno mental e dois atendem casos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. No caso do Caps AD Primavera, todas as Unidades Básicas de Saúde são referência, assim como os Caps Vida e Ivone.

Fotos:  Ana Lícia Menezes/PMA

Modificado em 13/04/2022 12:29

Universo Político: