body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Edvaldo assina termos de cooperação para formação profissional e Primeiro Emprego

“A qualificação será sempre o melhor caminho para o alcance de novas oportunidades”. Desta forma, o prefeito Edvaldo Nogueira resumiu a importância dos dois termos de cooperação assinados na manhã desta terça-feira, 7, entre a prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e a Secretaria da Juventude e Esporte, e o Instituto João Carlos Paes Mendonça. As parcerias têm como foco a formação profissional de jovens aracajuanos e o desenvolvimento de políticas públicas para inseri-los no mercado de trabalho.

“Este é o tipo de solenidade que me dá muita felicidade em realizar. A prefeitura dá, com estes dois termos de cooperação, a sua contribuição no enfrentamento do desemprego na nossa cidade. Agora é importante dizer que esta iniciativa não seria possível sem a parceria de instituições com o Instituto JCPM e o Senai. É a junção de esforços que tem feito a diferença na nossa gestão”, afirmou o prefeito.

Pelo acordo, serão disponibilizados para a comunidade aracajuana, nos bairros onde o IJCPM tem abrangência, cursos de qualificação profissional realizados pela Fundat. A parceria já realizou os primeiros cursos de vendedor de shopping, cujas primeiras turmas receberam o diploma durante a solenidade desta terça-feira.

Já o termo firmado entre a Fundat e a Sejesp tem como objetivo o desenvolvimento de ações afirmativas de incentivo ao primeiro emprego e Jovem Aprendiz, bem como a concepção de programas que enfatizem o protagonismo juvenil no mercado de trabalho. Serão criados cursos livres e oficinas a partir das demandas identificadas no mercado aracajuano, a reserva de 20% das vagas dos cursos oferecidos pela Fundat para os jovens, além da reserva de mesmo quantitativo para pessoas de idade entre 18 e 24 anos nas seleções de emprego.

“Estes termos dão aos jovens a oportunidade de aprender, de se capacitar. Sou um entusiasta deste tipo de iniciativa, pois sei da importância da educação e do emprego para a dignidade do cidadão. O meu apelo aos jovens é que não desistam e se dediquem, pois vocês poderão chegar mais longe do que imaginam”, ressaltou Edvaldo.

Demanda do mercado

O presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, destacou que a entidade tem atuado com base nas informações fornecidas pela Universidade Federal de Sergipe sobre o mercado local. De acordo com os dados, o índice de desempregados na capital sergipano tem variado entre 12% e 15%, o que equivale a 90 mil pessoas. Deste percentual, metade é formada por jovens entre 16 e 29 anos, sendo que cerca de 20 mil deles nem estudam e nem trabalham.

“É a partir deste cenário que temos definido o nosso trabalho. Não é do nada que a gente define a nossa grade de cursos. Temos foco e procuramos resultado, seguindo a orientação do prefeito e do planejamento estratégico da administração. Nestes cursos de vendedor de shopping, que definimos a partir da demanda do mercado, uma vez que o Shopping Riomar ampliou suas instalações, com a chegada de 100 novas lojas, além da previsão de inauguração de um novo shopping na cidade no próximo ano”, explicou ele, citando que na primeira seleção do Riomar, 50 jovens foram selecionados para trabalhar a partir das turmas da Fundat.

A coordenadora do IJCPM, Débora Gomes, se disse muito feliz em firmar esta parceria com a prefeitura de Aracaju. “Foi uma iniciativa muito bem-vinda, com a formação específica para os jovens que trabalham nos empreendimentos do grupo. Isto cria oportunidades, tanto que 11 dos nossos assistidos no instituto fizeram o curso. Esta parceria será duradoura”, destacou.

O secretário Jorge Araújo Filho ressaltou que os dois termos de cooperação abrem muitas oportunidades para a juventude aracajuana. “A gente recebe com muita felicidade estas parcerias com o IJCPM, com a participação do Senai, cujo público alvo é a juventude. Nosso termo de cooperação, dentro do princípio da intersetorialiedade visa desenvolver ações afirmativas para a inclusão de jovens no mercado de trabalho, sejam pelo primeiro emprego formal, seja pelo Jovem Aprendiz. A Sejesp e a Fundat irão buscar mais parceiros da iniciativa privada para reduzir o déficit de empregabilidade na cidade”, afirmou.

“Somos o futuro”

A estudante Ana Carolina Silva Moura, assistida pelo IJCPM e concludente do curso de vendedor de shopping, agradeceu a parceria firmada com a prefeitura. “Esta oportunidade nos levará para frente. É um curso diferenciado e nos prepara uma área que tem gerado emprego. Somos o futuro do Brasil e esta parceria nos ajudará muito”, disse.

O jovem Julio Cesar Silveira Oliveira vê no certificado de conclusão do curso “um instrumento de qualificação para chegar ao mercado de trabalho. “Esta iniciativa da prefeitura ajuda os jovens que estão à deriva”, definiu. Já Dominique Nascimento, que também concluiu o curso, fez um pedido ao prefeito: “Continue realizando estes cursos. Este projeto não pode terminar”. Em seu discurso, Edvaldo respondeu: “parcerias como esta não só serão mantidas como ampliadas para ajudar a nossa gente”.

Prestigiaram a solenidade a vice-prefeita Eliane Aquino; os vereadores Dr. Gonzaga e Vinicius Porto; o secretário estadual do Esporte, João Hora; o superintendente do Shopping Riomar, Renato Martins; a representante do Senai, Maria Eulália Martins, além dos secretários municipais.

Enviado pela assessoria

Modificado em 07/11/2017 18:55

Universo Político: