body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Edvaldo assegura funcionamento dos serviços públicos em Aracaju

Manter os serviços públicos municipais de Aracaju em funcionamento, mesmo diante dos efeitos da paralisação nacional dos caminhoneiros, que já se prolonga por uma semana. Foi com este objetivo que o prefeito Edvaldo Nogueira convocou o seu secretariado para uma reunião na tarde deste domingo, 27. No encontro, ele estabeleceu a criação de um Comitê de Gerenciamento de Crise que agirá, com todo o esforço, para que os aracajuanos continuem tendo acesso ao transporte público e à rede de Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social municipais, além de ter asseguradas a coleta do lixo domiciliar e a operação tapa-buraco.

“Eu respeito o movimento dos caminhoneiros, é legítimo, mas como prefeito de Aracaju, a minha tarefa é garantir que os cidadãos continuem tendo acesso aos serviços públicos municipais. Não teremos descontinuidade. O que quero é viabilizar o funcionamento da cidade. A reunião que tivemos foi muito produtiva. Todo o secretariado está no mesmo nível de dedicação e propósito, o que dará aos aracajuanos a segurança de que os serviços municipais estarão funcionando”, afirmou o prefeito, em comunicado ao vivo, pelas redes sociais, após a reunião.

Serviços em funcionamento

Assim, nesta segunda-feira, 28, todas escolas (especialmente as creches), as unidades básicas de Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) das zonas Norte (Nestor Piva) e Sul (Fernando Franco), além dos 16 Centros de Referência da Assistência Social, abrigos e casas-lares funcionarão normalmente.

No que diz respeito ao transporte público, está garantido a oferta de 70% do efetivo do sistema. A coleta de lixo domiciliar do município também está assegurada, uma vez que a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) conseguiu uma liminar na Justiça, que garante o transporte dos resíduos sólidos pela rodovia federal, sem que haja impedimento do movimento grevista, até o aterro sanitário localizado em Rosário do Catete. A operação tapa-buraco, desenvolvida pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) não sofrerá descontinuidade, ficando paralisado temporariamente o programa de recapeamento.

Pacientes renais crônicos e oncológicos que utilizam o transporte oferecido pela Secretaria de Saúde também terão a programação de atendimento assegurada. A Guarda Municipal manterá todo o seu efetivo trabalhando, sem descontinuidade. E o Procon Municipal seguirá com a fiscalização dos postos de combustíveis. Está descartado, deste modo, o ponto facultativo para servidores municipais nesta segunda-feira, 28.

Decreto de emergência

Ao final da reunião, Edvaldo assinou um decreto de emergência, que cria o Comitê de gerenciamento de crise, coordenado pelo prefeito e com a participação dos secretários de Governo, da Fazenda, da Defesa Social, da Saúde, da Educação, do superintendente de Transporte e Trânsito, do presidente da Emsurb e do procurador-geral do município.

O decreto cria as condições para, em situações extremas, a Prefeitura poder dispensar processo licitatório e requisitar serviços e bens móveis, de maneira mais célere, que assegurem a prestação de serviços públicos essenciais, sobretudo combustíveis, alimentação, abrigo e meios de transporte.

Participaram da reunião a vice-prefeita Eliane Aquino, os secretários Renato Telles (Governo), Jefferson Passos (Fazenda), Cecília Leite (Educação), Waneska Barboza (Saúde), Rosane Cunha (Assistência Social), Luciano Correia (Comunicação), Aristóteles Fernandes (Transporte e Trânsito), Luís Fernando Almeida (Defesa Social), Augusto Fábio (Planejamento), Sérgio Ferrari (Obras e Urbanização), Luiz Roberto (Serviços Urbanos), além do procurador-geral Netônio Machado, do vice-procurador Thiago Carneiro e do diretor-geral da Guarda Municipal, Fernando Mendonça.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 28/05/2018 16:48

Universo Político: